Bicampeão baiano Fluminense de Feira completa 77 anos

Se o Esporte Clube Bahia completa nesta segunda-feira 87 anos, o também tricolor, o Fluminense de Feira completa 77 anos de existência, cheio de expectativas para a temporada 2018, quando disputará o Campeonato Baiano, Campeonato Brasileiro da Série D e depois de 15 anos volta a participar da Copa do Brasil. Uma história de muita tradição com participações em todas as Séries do Campeonato Brasileiro, campeão baiano em duas oportunidades (1963 e 1969) e uma torcida apaixonada que fazem do Touro do Sertão a terceira força do futebol baiano.

O Fluminense foi fundado no dia 1 de janeiro de 1941, por um grupo de jovens feirenses que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro mantendo as cores do homônimo carioca.

Foi campeão amador em 1947, 1949, 1950 e 1953, profissionalizando-se em 1954, quando aconteceu o primeiro grande passo na história do clube. Convidado pela Federação Bahiana de Futebol, o Fluminense de Feira se tornou profissional e, em 6 de junho do mesmo ano, empatou com o Vitória no Estádio da Fonte Nova por 1–1 em sua estreia.

No ano de 1963, se tornaria, pela primeira vez, Campeão Baiano de futebol, conquistando o título em cima do Bahia. Essa história seria novamente escrita em 1969, contra o mesmo Bahia. Esse seria o último título do Touro do Sertão, e de um time interiorano no torneio.

No ano passado ficou na terceira colocação do Campeonato Baiano e ganhou vaga para a disputa na Copa do Brasil deste ano e ainda participou da Série D e da Pré Copa do Nordeste. Seus dirigentes estão confiantes em uma ótima temporada do tricolor feirense, que já começa no próximo dia 21 de janeiro com a estreia no Campeonato Baiano diante do Jacuipense.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário