Copa do mundo terá estádio completamente desmontável

Os avanços e a tecnologia sãos irrefreáveis no mundo moderno e entra também nos aspectos ligados ao futebol. A Copa do CATAR só acontece em 2022, antes teremos o mundial da Rússia em 2018. No entanto, país árabe nesta semana apresentou o projeto do primeiro estádio 100% removível do mundo. Ou seja, monta e desmonta assim como acontece em shows em praças publicas ou até mesmo dentro de Arena como acontece aqui na Arena Fonte Nova.

Idealizado para 40 mil espectadores, o estádio Ras Abu Aboud é o sétimo apresentado pelo Comitê Supremo de Entrega e Legado do Qatar para a Copa do Mundo de 2022. No total, serão oito. O projeto foi feito pelo escritório de arquitetura espanhol Fenwick Iribarren, também responsável pela construção do RCDE Stadium, do Espanyol, em Barcelona, além de estádios no Marrocos, na Noruega e no próprio Qatar.

“Este estádio oferece o legado perfeito, pois é capaz de ser montado em um local completamente novo ou transformado em inúmeras instalações esportivas e culturais. Tudo isso da maneira mais sustentável possível”, disse Hassan Al Thawadi, secretário geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado.

“Estamos confiantes de que este conceito inovador e sustentável será uma inspiração para promotores de estádios e arquitetos de todo o mundo, pois é capaz de criar estádios com uma ótima estética e que também ofereça diversas possibilidades sustentáveis”, afirmou Mark Fenwick, um dos donos do escritório de arquitetura em entrevista reproduzida pelo site Maquina do Esporte

O Ras Abu Aboud ficará instalado em uma área de 450 mil metros quadrados em Doha, capital do país, bem próximo ao porto. O estádio receberá alguns jogos do Mundial de 2022 até as quartas de final. Após o torneio, poderá ser desmontado e ter seus blocos levados para outros locais do próprio Qatar ou até para outros países.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário