Com ou sem “dedada” Tréllez é o nome do Vitória em 2017

O atacante Santiago Tréllez contratado pelo Vitória em junho passado tem sido fundamental para a recuperação do Leão do Campeonato Brasileiro. O jogador de 27 anos tem passagem pelo Deportivo Pasto, seu ultimo clube, além de clubes do futebol da Argentina, Paraguai e México e até pelas categorias de base do Flamengo, no entanto, nunca sua carreira esteve tão movimentada como no Esporte Clube e em tão pouco tempo.

Foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por racismo. Na ocasião o colombiano foi acusado de ter cometido injúria racial contra o meia Renê Júnior, do Bahia, no clássico disputado no dia 22 de outubro vencido pelo Bahia pelo placar de em rodada do Brasileirão. O jogador havia sido enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Se condenado, ele poderia receber suspensão de cinco a dez partidas, além de multa entre R$ 100 a R$ 100 mil. Moral, não deu em nada. Foi absorvido por falta de provas para a tristeza de alguns torcedores do Bahia que se utilizaram indevidamente da figura simbólica do macaco para desfraldar uma bandeira que de fato não se importam, mas, no entanto, como se tratava de um jogador do Vitória assumiram uma eventual e pontual luta contra o racismo em nome apenas do clubismo

Já no último Domingo, o atleta foi condutor da reação do Vitória contra a Ponte Preta marcando dois gols fundamentais para o alivio do torcedor do Leão, que naquela altura observava o clube praticamente na 2ª divisão, já que com uma derrota, levaria o Leão para a vice-lanterna e somente uma autentica engenharia de resultado improvável seria capaz de manter o clube na elite do futebol nacional.

Fora os dois gols, o atacante foi diretamente o causador da expulsão do zagueiro Rodrigo, naquilo que depois foi denominado de ‘Dedadas entre as nádegas” fato que contribuiu decisivamente para a virada rubro-negra pela expulsão do zagueiro.

Se doeu não sabemos, certo apenas, e que as dedadas foram fundamentais para o triunfo do Esporte Clube Vitória que agora necessita apenas de um empate para continuar transitando na Série A.

Hoje o atleta na apresentação do Vitória falou sobre o assunto e declarou ainda não saber o motivo da atitude de Rodrigo, uma vez que eles mal estavam se falando durante a partida.

Nesse tipo de jogo importante, sempre vão ter coisas que os adversários vão usar para desestabilizar o outro time. Fiquei tranquilo, sabia que não podia me descontrolar. O normal era eu bater nele. Não vou mentir, passou pela minha cabeça fazer isso. Mas tive que me controlar pelo bem do grupo. Todos juntos podemos ganhar um jogo muito importante para a gente”

“Não sei por que ele tomou aquela atitude. A gente não estava falando nada dentro de campo. Por sorte, isso ajudou a gente. Ficamos com um jogador a mais e era um jogo importante. Estou contente pela atitude do time no segundo tempo, porque conseguimos virar”, acrescentou.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário