Torcida do Bahia poderia ser 80% da população baiana

Tenho certeza que se não fossem as transmissões de Rádio e TV, vinda do Sudeste do país, a torcida do Bahia seria 80% da população baiana. O restante seria dividido entre os demais clubes. Num passado não tão distante, se viajássemos por cidades do interior, principalmente as mais distantes e as já perto da divisa com outros Estados, se fizéssemos uma pesquisa, mesmo que de olho, iríamos encontrar de forma gritante um maior número de torcedores dos times do Sudeste, principalmente de Flamengo, Corinthians e Vasco. Sempre vi isso como um desassunto sem tamanho, falta de visão e interesse da Federação Bahiana. Acho que se fosse possível, não deveriam ter permitido essa invasão, afinal, isso nos custou caro e ainda estamos pagando caro por isso.

Na época sabemos como era realmente difícil, e de certa forma ainda é tirar o interesse do forte futebol do Sudeste e ficar com a mazela e pobreza que ainda é o futebol do Nordeste. Melhoramos um pouco, porém, não ao ponto de apagar os estragos já acometidos. Saindo daí, realmente não há como não afirmar que em todos os Estados a maior torcida é disparada a do Bahia. Encontramos ainda muitos torcedores saudosos do Ipiranga, Galícia, etc. Procurar um torcedor do Vitória era a mesma coisa que procurar agulha num palheiro, mesmo esse, acredito, é o time mais velho da Bahia.

Penso que depois da década de 90, onde houve algumas poucas melhoras de alguns times, principalmente do Esporte Clube Vitória, (mesmo não ganhando nada de significativo à nível nacional) e com a Copa do Nordeste, tenham surgido mais torcedores de outros times, porém, nada que abalasse a maior Torcida do Norte/Nordeste, que é sem a menor dúvida a do Bahia, e claro e infelizmente ainda de alguns times do Sudeste

Lite Muenno, torcedor do Bahia e amigo do BLOG.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário