REDE SOCIAL, A MAIOR PESCARIA DO TORCEDOR

Segundo definição lançada na Wikipédia, “Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.”

O Relacionamento horizontal das comunicações está levando ao desespero muitos que integram a imprensa tradicional que encarna a velha estrutura hierárquica, vertical. Como o foco deste blog é o futebol, trataremos exclusivamente neste comento esta ótica.

Comecemos num comparativo do comportamento das emissoras de rádio de hoje, com o de anos anteriores. Antes, o torcedor era tratado como um simples e limitado ouvinte necessitado dos famosos âncoras, quando na verdade era uma imposição. O torcedor se limitava a ouvir os comentaristas e apresentadores de programas esportivos. Com os novos tempos, com o surgimento da famosa rede social, valorizada pelo celular, que se transforma em verdadeiro computador de bolso, está havendo uma verdadeira revolução nesta área.

Aí começaram a entender que NÃO PRECISAMOS DE “ÂNCORAS”. Eles sempre foram os julgadores. Agora são julgados. Cada participação de um torcedor se transforma numa sentença, seja ela justa ou injusta, própria ou imprópria, a depender do nível intelectual, moral ou de formação respeitosa de cada um, que vem de berço, da herança da educação dos pais, mas um opinativo puro, natural.

Os novos tempos demonstram que A ESTRELA DO DIA é o torcedor que exerce individualmente a sua cidadania, dentro da liberdade de pensamento defendida e amparada pela Constituição Federal. A notícia impressa está lamentavelmente sofrendo esta conseqüência, pois todos as empresas tradicionais estão passando em péssimo momento, com a queda das vendas diárias e assinatura, quer pela economia do consumidor e/ou pela sua facilidade ao acesso do noticiário atualizado, na hora, nos grandes sites. Digo lamentavelmente, pois o impresso ainda é o maior incentivador, para a leitura geral e para sua formação cultural.

Bem, retornando para as emissoras de rádio, ao perceberem que estão perdendo terreno, para a digamos “imprensa paralela”. Raros programas que não permitem o debate ou a exposição do torcedor, pois estão entendendo que o torcedor gosta de ouvir o torcedor e não eles os profissionais, que muitas vezes geram dúvidas, quando à credibilidade dos opinativos, se decorrentes ou não de interesses comerciais ou políticos.

Até nos tradicionais grandes grupos econômicos da imprensa tradicional, há seus sites e neles se sensibilizam da força do consumidor independente e lhes permitem a efetuar os comentários devidos, pois já entenderam que o leitor tem mais curiosidade é de ler os comentários sobre a matéria exibida.

Alguns blogs também têm digamos a natureza da rede social, segundo meu entendimento de leigo nesta área. Vamos citar como exemplo o nosso querido FUTEBOLBAHIANO . Aqui, o festejado DALMO CARRERA tem como objetivo expor exclusivamente o pensamento do torcedor baiano. Ele por certo não ficará diminuído e ao contrário ficará engrandecido ao portar uma potente lanterna, para focar as estrelas do blog, que são seus usuários, que comentam e que lhe enviam opinativos para publicação. Sua determinação, com a ajuda do também competente FELLIPE COSTA (FOTO, 1º da esquerda) é merecedora de aplausos e reconhecimento de todos nós, ao afastar a comunicação vertical, como princípio.

Já escrevi aqui citando um exemplo fantástico de um bandeirante ao desbravar as matas virgens, liderando seus comandados, ao ser indagado, por ir na frente, não correria risco de ser picado pelas cobras e ele respondeu: – sim, mas em compensação, sob meus pés levantam-se as borboletas, no colorido mais belo da natureza. Uma resposta bem profunda, que atinge todos os pioneiros.

Bem, teria muito a escrever sobre este tema, mas o texto se tornará muito longo, deixo aqui abraço a todos e sempre fazendo apelo, para que haja respeito mútuo, compreensão entre todos nós usuários desta notável máquina, para estarmos sempre no atalho da paz social, num Brasil tão ferido e lesado, pelos escândalos de seus políticos e empresários.Atahualpa – Amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário