Torcedora do Bahia denuncia racismo em rede social

É triste e ao mesmo tempo vergonhoso em pleno século 21 presenciarmos ainda casos de racismo, e nada mudará enquanto não houver punição severa para aqueles que praticam atos, seja racista, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata. No último domingo, uma torcedor do Bahia utilizou as redes sociais para denunciar uma montagem com a legenda “ainda tem gente que acha que time é tudo igual” e duas imagens lado a lado com fotos de um grupo de torcedoras do Grêmio e de duas torcedoras do Bahia na Arena Fonte Nova.

Curiosamente, sem intenção de acusar B ou C, tampouco julgar a agremiação que não tem nada haver com os atos dos seus torcedores, além do mais não conhecemos a identidade do autor, mas relembrei do caso do goleiro Aranha sendo chamado de “macaco” por torcedores gremistas em jogo entre Santos x Grêmio. Lembrando que racismo e injúria racial são crimes previstos na Lei 7.716 de 1989 e no artigo 40 do Código Penal. A punição pode ser de até cinco anos de reclusão. Uma das torcedoras do Bahia envolvida na imagem, Edna Matos, quando tomou conhecimento, desabafou nas redes sociais.

Veja o desabafo da torcedora e a tal montagem:

“Está circulando nas redes sociais uma montagem feita de uma foto minha com outra que tem algumas jovens brancas vestidas com a camisa do Grêmio, que não reproduzo aqui porque não dou Ibope para o preconceito. A legenda que acompanha a montagem é a que dá título a essa postagem e sugere que apenas as gremistas são bonitas. Poderia fazer um textão sobre o racismo brasileiro e suas mazelas, mas prefiro falar da imagem abaixo e do que ela representa. Têm umas que se notabilizam pelas frequentes atitudes racistas, violentas e babacas de alguns dos seus membros e outras que se destacam pelo amor, pela paixão, pelo respeito que sentem por seus clubes e pelas pessoas. É de uma dessas que temos orgulho de fazer parte, pois ela carrega consigo a beleza das cores tanto do seu manto quanto da pele de seus torcedores. #racistasnãopassarão #BBMP”

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário