Sou Bahia, sempre fui Bahia. Nunca torci para outro clube.

Sou Bahia, sempre fui Bahia. Nunca torci para outro clube. Estou cagando e andando para quem acha, afirma ou prova que ele é pequeno, médio ou grande. Para mim, o maior clube do mundo é o Esporte Clube Bahia.

Está mais do que claro para mídia do sul/sudeste que só existem 12 clubes no Brasil, estejam eles na Série que for. Quem perde tempo ou já perdeu em algum momento assistindo programas esportivos nacionais, canais abertos ou fechados, mas sediado no Rio/São Paulo, sabe que para eles só existem esses 12 clubes. 

Na 15ª rodada, por acaso, coloquei na Band mais cedo e assisti parte do programa Jogo Aberto. Por coincidência, Renata Fan falava sobre a rodada e iria mostrar reportagens sobre os jogos Atlético Mineiro x Bahia e Vitória x Grêmio. A reportagem falou como o Atlético-MG ia a campo, quem jogaria e quem não jogaria, as possibilidades de vencer e melhorar na tabela. Só faltaram informar a cor das cuecas dos jogadores. Sobre o Bahia, NADA.

A outra reportagem também só falou sobre o Grêmio, e absolutamente NADA sobre o Vitória. Não adianta mandar mensagem com seu descontentamento. Eles não vão responder, nem alterar o programa que foca nos clubes de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Imaginem para os clubes que estão fora desse famigerado grupo de “12”, a dificuldade para conseguir patrocinadores/parceiros. Ainda que consigam, será menos de 1/3 ou 1/4 do que recebem os 12. Imaginem os clubes do norte/nordeste.

Em 1989, quanto o Bahia se sagrou Campeão Brasileiro, as TVs com direitos de transmissão da Taça Libertadores, transmitiam os jogos do Internacional para todo Brasil, onde fosse o jogo. Do Bahia, não. Esqueça o torcedor e pense só no grande empresário: Ele vai querer o nome da sua empresa num clube dos 12 da mídia ou nos outros clubes?

Bem fazem o Atlético Paranaense e Coritiba, que brigam com muita raça e determinação contra essa CORJA da mídia centralizada. Pena que por aqui, só o Bahia tenta.

Hildato, torcedor do Bahia e amigo do Blog.



Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário