Postura do Vitória é um bom exemplo para o Bahia

Naturalmente que o crescimento do Vitória não se deu apenas pela chegada do técnico Vagner Mancini. O clube reagiu bem ao inicio de ano ruim e não mudou apenas de técnico. A reformulação foi do piso ao telhado. Fizeram mudanças na direção das divisões de base até o alto comando com o licenciamento do presidente recentemente eleito. Se ainda não deu certo ao menos oferece indícios que pode sobreviver na Serie A, algo que beirava ao quase impossível no embalo anterior. Jogadores que não deram certo deixaram o clube e outros sem os alardes das contratações do inicio do ano, época de Sinval Viera chegaram, mas, no entanto, o time é praticamente o mesmo, exceto pela presença do técnico Vagner Mancini.

Com o treinador à frente da equipe, foram seis jogos, sendo quatro fora de casa. Dos 18 pontos disputados, o rubro-negro somou 13 e vale ressaltar a qualidade dos adversários, afinal, vencer Corinthians e Flamengo nunca foi fácil para os clubes do nordeste quando atuando dentro do cercado deles, seja ela a circunstâncias, o Leão venceu ambos e em ambas oportunidades com merecimento. Empatar com o Cruzeiro no Mineirão, foi outra façanha, enquanto derrotar o Coritiba no Couto Pereira ainda que o histórico do duelo entre os clubes apontasse um favoritismo dos paranaenses não podemos notar como bicho de sete cabeça ainda que tenha conduzido o Leão para fora de rebaixamento e o melhor, considerando apenas o segundo turno, o Leão estaria entre os primeiros, superado apenas pelo Avai que somou sete pontos, um acima do Leão. Junto com Flamengo, Atlético-MG e Botafogo.

“O quadro reitera que errar faz parte e acontece. O problema maior é se debruçar no erro e sobre ele filosofar, protelar, e apostar na ideia que Brás pode ser tesoureiro e os problemas de hoje vistos a olho nu vão se resolver com chá de camomila ou qualquer outro remédio caseiro, como faz por exemplo, o Esporte Clube Bahia que lá atrás teve 9 pontos à frente do Vitória e hoje figura apenas um de distância e perto de ser ultrapassado. Isso se deve após chegada de Vagner Mancini, um técnico legítimo, gabaritado, que conhece o clube e conseguiu com sua capacidade e bagagem mudar da água para o vinho o Leão que, na sua ERA, teve uma grande evolução na parte do futebol e mostra isso nos números.”  Isto se chama respostas aos problemas.

Nos 6 jogos e 18 pontos disputados com o novo comandante, 4 deles longe de Salvador, o Vitória conquistou 13 (4 triunfos e 1 empate). Venceu Ponte Preta, Flamengo, Corinthians e Coritiba, os três últimos fora de casa. Empatou com o Cruzeiro, lá em Minas. E só perdeu um jogo, por incrível que pareça, o mais fácil teoricamente, contra o Avaí, dentro do Barradão, derrota por 1×0 totalmente inesperada e improvável antes da bola rolar, no entanto, não há espaço para lamentações, afinal, também venceu partidas memoráveis, exemplo do Flamengo no Rio e o até então invicto Corinthians em São Paulo, tudo isso somado chegando a um aproveitamento excelente de 72,2%, contados desde a chegada de Mancini, que agora terá dois confrontos em sequência dentro de casa podendo aumentar esses números trazendo a tranquilidade que o torcedor do Leão merece.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário