Não há viabilidade econômica em vender ingresso à 10 reais

Na semana passada o Dalmo ironizou a tentativa do Bahia em superar o recorde de público do Bahia contra o Palmeiras, (33 mil), alegando que em outras épocas, reunião de torcedores nesta quantidade, acontecia nos jogos do Bahia contra a seleção de Xique-Xique, enquanto o tricolor Lourival de Paulo, não apenas colaborou, como afirmou que existe uma política de exclusão do povo de baixa renda nos jogos do Bahia.

Convenhamos:

Como dizia Cazuza: “O tempo não para”. Tínhamos um estádio em que se aceitava colocar até 110 mil corajosos, hoje temos uma legislação que não permitiria aquele absurdo, e uma Arena com capacidade para 50 mil pessoas. Antes não tínhamos a quantidade de meias-entradas (muitas fraudulentas) que temos hoje. Logo, colocar ingresso a 5 reais, significa, na verdade, que uma parte significativa da lotação seria preenchida por torcedores que desembolsariam R$2,50, o que não tem cabimento em uma estrutura do caríssimo futebol profissional de primeira divisão, praticados nas nossas Arenas.

O Bahia possui uma média de pagantes de 18.980, com ticket médio de 26 reais, considerando que o valor do mínimo da “inteira” é de 40 reais, fica demonstrado que o preço real praticado para a grande maioria dos presentes é de meia, ou seja, é de 20 reais, o que muitos considerariam um preço popular. Sei que para quem ganha salário mínimo, mesmo este valor é alto, contudo, qualquer que seja o preço praticado, para quem ganha um salário mínimo adquirir um ingresso será sempre um sacrifício, já que tal remuneração não cobre sequer os custos básicos com a subsistência de uma família.

Os clubes e Arenas precisam cobrir os seus custos e auferir lucros. Sem isso, caminhariam para o sucateamento, oferecendo condições precárias e espetáculos com protagonistas cada vez menos qualificados, o que reduziria o valor e a atratividade do produto, tanto para o público, como para os possíveis patrocinadores. Logo, quando imaginamos o valor do ingresso, precisamos ter em mente que a renda média bruta, per capita, arrecadada será, se mantidas as proporções, de menos de 63% do preço máximo da ingresso para a arquibancada.

A arrecadação bruta, por jogo como mandante do Bahia é de R$ 486.399,00. Fazendo uma chamada “conta de Padeiro”, para manter esta arrecadação com ticket médio de 10 reais, precisaríamos colocar em todos os jogos quase 49 mil torcedores, o que representa a lotação máxima do estádio, sem qualquer acréscimo na arrecadação e com um aumento substancial dos custos operacionais.

Como leigo, não vejo viabilidade econômica na proposição de vender ingressos a 5 ou 10 reais.

S.T.

Ramon, torcedor do Bahia e amigo do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário