Grandeza: Bahia Grupo 2. Vitória Grupo 3: E ponto final

O Blog Futebol Bahiano, do qual tenho orgulho de fazer parte juntamente com uma legião de colaboradores tricolores e rubro-negros que aumenta à cada dia, é um Blog destinado exclusivamente aos torcedores. Algumas vezes atrai o “ódio” de alguns torcedores por falarmos repetidamente de temas do qual são contras, no entanto, esta é a proposta deste espaço democrático, onde TODOS tem a abertura de expôr suas opiniões sem passar por censura, é claro, prezando sempre pelo respeito ao próximo. Estamos aqui para debater, ensinar, aprender. Se todos tivessem a mesma opinião, o futebol não teria graça. 

Após muitos debates acalorados sobre o retorno de Paulo Maracajá à presidência que, após os textos de exímios tricolores, destaco, seja contra ou à favor, foi colocado um ponto final em grande estilo pelo mestre Dalmo Carrera batendo o martelo e fechando com chave de ouro o assunto cansativamente porém inteligentemente abordado por aqui, relembrando uma carta de 2008 feita ao ex-presidente (veja aqui). Com o desfecho desta novela que só será retomada em dezembro com as eleições para presidente, a “polêmica” da vez é referente a grandeza de Bahia e Vitória no cenário nacional. Quem é grande? Quem é mediano? Quem é pequeno? Eis a questão. Muitos torcedores opinaram sobre este assunto que tende metros e metros de panos para manga. 

Lourival afirmou “Bahia é mediano e Vitória postulante a médio”. Zé Duarte concordou “Bahia é médio, e esteve pendente para pequeno”. Lázaro Sampaio explicou “O Bahia apequenou-se em razão de gestões desastrosas, de temeroso recente passado, mas nunca deixou de ser grande”. Maurício Costa prontamente rebateu “Bahia é gigante!” destacando as glórias do clube. Logo, Hildato frisou “Para mim, o Bahia é o melhor time do mundo”. O rubro-negro Marcos Guimarães tratou de jogar panos quentes no debate sobre o maior, menor, médio, pequeno, etc, afirmando que o assunto “Nunca terá fim por ser relativo. É melhor e mais saudável vermos Vitória e Bahia, ordem colocada por imposição como os maiores do Nordeste/Norte seguidos de perto por Sport e com alguma distância de Santa Cruz e Náutico.”


Por fim, trago uma análise interessante, separando os clubes por CINCO patamares, do tricolor Daniel Alves, torcedor do Bahia e amigo do Blog. Veja abaixo:
Acho que existe cinco patamares de clubes:

(Sendo que os três primeiros precisam ter um mínimo de história, títulos, estrutura e torcida)

1º GRUPO

Com títulos nacionais e internacionais (Libertadores ou Mundial)

(apenas 10 clubes participam deste seleto grupo)

– SP – Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos

– RJ – Flamengo e Vasco

– MG – Atlético e Cruzeiro

– RS – Grêmio e Internacional

2º GRUPO

Com títulos nacionais (apenas Brasileirão)

– Bahia, Botafogo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR

PS: Não considero Sport campeão de 87, mas aí, vai de cada um.

3º GRUPO

Finalista em Brasileirão, Copa do Brasil ou Sulamericana

– Sport, Vitória, Criciúma, Ponte Preta, Goiás, etc.

4º GRUPO

Clubes com tradição e títulos estaduais

– Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Náutico, Paraná Clube, América MG, Juventude, Atlético GO, etc

5º GRUPO

Os demais.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário