Efetivação de Preto é uma cartada de Marcelo Sant’Ana

Apesar de acharem baixo o aproveitamento de Preto de 46%, ele é equiparável ao do sétimo colocado do Brasileirão, não é tão ruim quanto se faz parecer. Em um outro texto publicado neste espaço, criticaram o fato do presidente ter declarado que o Bahia precisaria vencer os jogos contra o Vasco e o Botafogo, para que fosse efetivado o treinador. Questionaram se apenas estes resultados seriam levados em conta na análise, o que foi apontado como um erro. Pois bem, não foram, e apesar do tropeço contra o Botafogo, ele foi mantido.

Quanto ao aspecto da aceitação pelo grupo, ter sido colocada como “preponderante”, não quer dizer que tenha sido a única a embasar a escolha. É uma questão de opinião, na minha, que estive na Arena assistindo à partida contra o Sport, acredito que Jorginho tenha sido derrubado pelo grupo, sendo assim, a aceitação do treinador pelos atletas ganhou relevância no momento da escolha do treinador, daí viria, imagino, a preponderância dada a este aspecto.

Outras questões menos relevantes devem ter sido levadas em conta, como o fato de conhecer os jogadores, mesmo os que ainda retornarão da recuperação de lesões, o que poderá reduzir a perda de tempo com experiências. Observando o time em campo, me preocupa mais o trabalho dos profissionais da fisiologia, tanto dos fisioterapeutas que recuperam os atletas, quanto do preparador físico que condiciona adequadamente o grupo como um todo.

O momento da avaliação de Preto, após uma derrota em casa, não é nada favorável a ele, contudo, como bem apregoado em outro texto do blog, ela deve ser balizada na sua trajetória de 2 anos de trabalho diuturno dentro do clube. Se esta análise foi bem, ou mal feita, saberemos mais adiante. A efetivação de Preto é uma mudança suave, sem grandes rupturas, com aceitação do grupo, sendo o treinador, conhecedor das peças que poderão ser utilizadas conforme as experiências que já foram realizadas desde o tempo de Guto Ferreira, ou até antes. É uma cartada de Marcelo Santana, estando em jogo não apenas a permanência do Bahia na Série A, como também a sua após as eleições que se avizinha.

Ramon, torcedor do Bahia e amigo do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário