Vitorinha vende peixe. É a crise! 11 motivos.

Fala, Nação Tricolor. Ontem li uma notícia inusitada sobre o rival. Descobri que eles vão vender sardinha pro Bavice de Canabrava e fiquei pensando: o que leva um clube de futebol a fazer uma campanha como essa? Bem, como ontem foi meu aniversário de 15 anos de Casamento, todo meu tempo livre foi dedicado a dona Adriana e não pude escrever. Mas como publicitário com pós-graduação em gestão esportiva, pensei que era obrigação minha escrever sobre o caso atípico. Elenquei 11 possíveis motivos.

O que leva um clube de futebol a vender peixe? Vamos as hipóteses:

1 – Fazer uma “vaquinha” pra pagar Argel.

O custo da rescisão de contrato com o treinador é sempre alta e o clube deve desembolsar alguns milhões pelo fracasso do treinador. Hipótese levantada pelo amigo David Carnaúba.

2 – Compensar o valor perdido após a eliminação pro Bahia na Copa do Nordeste.

Todo mundo sabe que a Copa do Nordeste, diferente do Baiano, dá uma graninha pra quem vai pra final, diferente do Ednaldão.

3 – Pagar a Coelba e/ ou o cara do gerador.

Essa é óbvia. Dois jogos com apagão e até o Willian Faria já declarou que sente vergonha quando a luz apaga no Borradão.

4 – Pagar os juízes comprados das finais do ano passado e do 1º Bavice do Borradão.

Ednaldo pode ter cobrado a parte do Vice no acordo e a grana ficou curta por causa das 16 contratações do início do ano


5 – Juntar a grana da rescisão dos jogadores reprovados que devem cair fora depois do Baiano.

O próprio Sinval Vieira, em entrevista ao Bar Futebol Clube, admitiu que muita gente vai embora. O faxinão vai ser punk, em Canabrava City.

6 – Pagar o “jabá” das rádios baianas.

Após a “lista do Jabá” do Bahia, sustentada por MGF, ficou tudo nas costas dos Vices. Sacanagem. Deve ter ficado pesado.

7 – Compensar a decepcionante venda de produtos esportivos do time.

A Puma pediu a rescisão de contrato porque se decepcionou com a baixa venda de produtos. Os simpatizantes rubro-negros não compravam as camisas, shorts, meiões e produtos licenciados. A Puma caiu fora e desistiu de patrocinador times de futebol no Brasil. Se não vende produto esportivo, investir no ramo alimentício pode ser a solução. Na Crise, Crie.

8 – “Casadinha” ingressos.  

Apesar de proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, pode ser uma solução para vencer os miados 15 mil ingressos do último clássico. Depois pede a ajuda de Ednaldo pra resolver com o CDC.

9 – Compensar as péssimas apresentações do time nos últimos Bavices.

Essa parece ser a principal. Afinal, o medo de tomar porrada no último, fez os rubro-negros comemorarem empate como goleada.

10 – Gerar motivação para os jogadores do Bahia.

Essa é evidente e eles conseguiram. Mas por quê fariam isso? Um mistério.

11 – Gerar memes e piadas nas redes sociais.

Esse foi alcançado. Viralizou. E a gente riu muito nos grupos do Bahia. 

Bem fiz uma lista e queria saber a opinião de vocês. De qualquer forma, esse será um case excelente para se estudar nos cursos de Gestão pelo país a fora. O famoso: o que não fazer no marketing de um time de futebol. 

Em marketing, “vender o peixe” é importante. Mas pra um clube de futebol, essa ação é coisa de PEIXE PEQUENO.

Axé e BBMP! 

Por Erick Cerqueira

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário