O VICE do Aterro, a sardinha, a imprensa e as polêmicas



O caso Sinval Vieira chamando o time dele de Aterro Sanitário é emblemático. Primeiro, que revela o caráter da imprensa local. Sarcástica, catadora de “cliques”, medíocre. E em segundo sobre o perfil dos simpatizantes do rival.

Obviamente que um torcedor como Sinval, jamais iria chamar seu time de Aterro Sanitário, mesmo tendo seu estádio instalado em cima do lixo de Canabrava, num terreno doado pelo prefeito Clériston Andrade e que contou com a ajuda do governo do Estado da Bahia, na figura do senhor João Durval Carneiro. Mas a frase infeliz, dita numa entrevista de rádio, viralizou. 

A Torcida do Bahia, que sempre chamou o rival de time do Aterro Sanitário, ou de Canabrava, se sentiu representada no pensamento do cara do “futebór”. A gozação rolou solta, o áudio foi propagado em velocidade ímpar, surgiram “memes” e a gozação pautou o dia.


Depois, é claro, Sinval foi pra imprensa negar o que tinha dito e tentar alfinetar a Fonte Nova, como se pudesse comparar o borradão com uma Arena de Copa do Mundo que já recebeu 2 títulos nacionais. Bobagem. Mas aí vem algo interessante: os VICEs já usaram esse expediente a seu favor. 

Quando Joel Santana deu a famosa entrevista dele ao Bem Amigos, em nenhum momento ele falou mal do Bahia ou ofendeu o time chamando de sardinha. A presepada rolou em um site dos jabazeiros, onde editaram o vídeo e tiraram quase 30 segundos do vídeo. Obviamente, os simpatizantes de Canabrava, tristes com o descenso deles pra série b, a volta do Bahia para a A, o vice para o Bahia de Feira, a unificação dos títulos brasileiros desde 1958 pela CBF e a eleição da Torcida do Bahia como Torcida Ouro do Brasil, estava precisando de algo pra reagir.

Então, pegaram o vídeo editado, compartilharam mais que o vídeo na íntegra e fizeram até torcedor do Bahia desavisado, acreditar que um treinador de futebol Campeão pelo Bahia, menosprezaria o Clube, onde foi Campeão e depois viria a treinar de novo no mesmo ano. Vejam o vídeo completo no link abaixo.

Assim como Sinval, Joel também desmentiu o episódio. Mas essa informação não foi tão divulgada, porque a imprensa vira-lata daqui, vive de polêmicas. Joel afirmou ao Globo Esporte que:

– Quem falou isso foi um rapaz de má intenção. Sei quem foi e a coluna social da Bahia, a imprensa principal da Bahia fez questão de me defender sobre esse assunto. Jamais vou falar mal do Bahia, que foi uma casa que me recebeu muito bem em 1995 e eu dei um dos maiores campeonatos que o Bahia tem em sua história. Esse rapaz foi muito infeliz, o programa dele não é sério e ele não fala sério. E se ele continuar botando palavras na minha boca vou processá-lo. Só isso. Não quero conversa com esse rapaz, não quero conhecê-lo, não sou criança, não estou de brincadeira. Não pode abrir uma situação dessa principalmente com um dos clubes que mais gosto na minha carreira – declarou.


Visivelmente irritado, Joel fez questão de dizer que não sofreu represálias por conta do episódio.



– Comigo não, o torcedor do Bahia é inteligente e sabe o que eu represento e fui para o Bahia. Ano passado fui convidado para festejar mais um ano da conquista do título que tivemos lá. Não se pode é botar palavra na nossa boca. Passei minhas férias na Bahia, tenho muitos amigos na Bahia, mas eu não gosto deste tipo de situação. Ou a gente é profissional ou criança. Como profissional eu respondo tudo o que vocês quiserem, mas se vierem para o lado de gozação, de botar palavras, vou responder à altura. Vocês já deram Ibope para ele, ele vai gostar disso. E eu não estou aqui para dar Ibope a ele.

Mas, como falei, a carência dos sem-títulos do Aterro de Canabrava, inventaram a verdade para se proteger de tantas gozações sofridas em 2011. E até eles acreditaram na própria mentira criada por eles. 

Então, galera. Vamos rir do cara do “futebór”, mas sabendo que foi um ato falho, que ele obviamente não quis dizer isso. E não façamos como os caras de “camisa lisa”. A gente ri, mas não inventa verdades. 





Axé e foco na final do Nordestão.


Link para matéria completa.

Link para vídeo na íntegra.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário