Como o futebol é cruel com equipes de orçamento menor, como é difícil manter um treinador quando é feita uma boa campanha, já era difícil manter jogador, mas com a falta de qualidade e a perca de espaço de treinadores mais velhos, a cada dia fica mais difícil para um time nordestino montar u bom elenco e usufruir do mesmo durante 2 a 3 temporadas.
Esse ta sendo o caso do Bahia, depois de um ótimo segundo turno da serie B e um grande inicio de temporada, o elenco do Bahia vem sendo cobiçado, além disso seu treinador pela segunda vez e cogitado como nome forte entre os grandes times do país. Não é por acaso, Guto sem sobra de duvidas é o melhor treinador do Bahia nos ultimos 15 anos, seja em numeros, objetivos alcaçados e tempo no cargo….
Após Evaristo de Macedo, só Guto se manteve por tanto tempo no comando do tricolor, além disso o treinador deu ao Bahia seu maior titulo depois de 15 anos, fez uma campanha fantastica em casa no 2º turno da serie B e vinha fazendo um elenco limitado jogar um bom futebol. Mas tudo isso faz parte do atual momento do futebol brasileiro, o poder aquisitivo vem falando mais alto do que o amor pelo clube.
O Bahia vem se estruturando, pagando em dia seus jogadores e suas dividas, mesmo assim ainda não consegue competir contra os times maiores do Sul e Sudeste, uma vez ou outra consegue trazer algum jogador cobiçado, mas geralmente esse jogador não consegue mostrar seu futebol aqui. Vendo isso a diretoria mudou o planejamento, vem trazendo jogadores jovens com vontade de jogar e vem dando certo. São poucas as contratações que não deram certo e o bom resultado disso é o titulo, boa campanhã e cobiça de seus jogadores.
Particularmente acho que Guto tem que pensar em seu futuro, se ele entender que o melhor é sair do Bahia, sairá bem, cumpriu seu objetivo, trouxe o time para a elite e ainda deu o maior titulo depois de 15 anos. Assim como ele deixou a Chapecoense para trabalhar no Bahia, pode muito bem deixar o tricolor e ir ao Internacional. Vai deixar saudades e muita dor de cabeça para a direção do Bahia, como refazer o projeto? Terá dificuldades de achar um treinador para da sequencia a esse planejamento, são poucas opções, mas tenho certeza que a diretoria é competente para encontrar.
Uma boa resposta para a fraca mídia do estado, que fala muito em contratações e esquece de informar aos torcedores o quanto é difícil pra um time médio contratar. A dificuldade é muita, quem quer jogar aqui ? Pressão imensa, pouca visibilidade e amadorismo na avaliação? Jogar em competições como campeonato baiano e viver pra não ser rebaixado na serie A. Sem contar do medo em não receber salario, mas Marcelo está mudando isso, o Bahia tem visibilidade, veja quantos jogadores hoje são cobiçados, veja que estão felizes aqui! Estrutura, salario em dia e transparência da resultado.