BA-VI: Vitória corre atrás do Hexa, Bahia sonha com o Tri

Acabou a conversa fiada, o lero lero e disse me disse, agora não há mais espaço para desculpas esfarrapadas ou lamentações, finalmente foram separados os homens dos meninos e nesta quinta-feira começa pra valer a fase decisiva da emocionante Copa do Nordeste, pela primeira vez desde o seu ressurgimento em 2014 nos presenteando com um BA-VI pelo maior torneio regional do Brasil e valendo vaga na finalíssima, jogo que já poderia ter acontecido anteriormente, mais precisamente em 2015 e numa final se o Vitória não tivesse sido eliminado pelo Ceará que viria posteriormente conquistar a ‘Lampions League’ daquele ano em cima do Bahia.

O primeiro hound acontece nesta quinta, às 20h30, no estádio Manoel Barradas. O segundo e decisivo hound será realizado no domingo, às 16 horas, na Arena Fonte Nova. De um lado, o Esporte Clube Bahia, bicampeão da Copa do Nordeste (2001-2002) e carregando no currículo recente uma eliminação na 1ª fase (2014), um vice-campeonato (2015) e semifinalista (2016). Do outro, o Esporte Clube Vitória, maior detentor de Campeonatos do Nordeste, quatro legítimas (1997, 1999, 2003 e 2010) e uma reconhecida pela CBF em 1976, o finado torneio José Américo de Almeida Filho, precursor do Nordestão.


O retrospecto geral e a tradição na competição faz do Vitória um franco favorito ao título toda vez que disputar esta competição e ninguém duvidara que o Leão estaria entre os melhores nesta edição após a ausência no torneio de 2016 lutando pelo seu sexto título em competições nordestinas. O Bahia, por sua vez, vem de três boas campanhas consecutivas (duas dela liderando a primeira fase) e entra também com força total, apesar de não ter a mesma tradição do rival fora os dois títulos conquistados, inclusive, nem participou das primeiras edições da Copa José Américo que deu origem anos depois ao Campeonato do Nordeste e em 2010 colocou em campo um time B misturado com sub-20 para disputar o torneio na época decadente e desvalorizado pelos participantes.

Contudo, após ressurgir as cinzas em 2014, a agora valorizadíssima (R$) Copa do Nordeste é um grande objeto de desejo, principalmente de Bahia e Vitória que tentará quebrar a hegemonia atual dos pernambucanos que venceram em 2014 (Sport-PE) e 2016 (Santa Cruz), ambos novamente inseridos na briga pelo título e disputando a outra semifinal. Juntos somam quatro taças, contra sete dos baianos. Mais uma disputa em especial que vai acirrar ainda mais a grande final que terá de um lado um baiano e do outro um pernambucano, e com grande possibilidade de reprisar a final de 2001 quando o Esquadrão superou o Leão da Ilha, para no ano seguinte desbancar o Leão de Salvador, agora quem sabe conquistando seu tricampeonato.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário