Campeonato Baiano: Campeão não leva NADA!

Os Campeonatos Estaduais, principais responsáveis pela edificação e fortalecimento do futebol brasileiro, inclusive, num passado distante classificava os melhores colocados dos seus respectivos estados para alguns torneios como a Taça Ouro, Taça de Prata, Taça Brasil, etc. Tudo isso para não correr o risco de ver times grandes na segunda divisão nacional por conta de deslizes regionais. Porém, o tempo foi passando e os estaduais perdendo a força até chegar no fundo do fosso. Uma prova atual disto é que nove federações do Nordeste sequer premiam os campeões. O Campeonato Baiano, que se aproxima de mais uma final entre Bahia e Vitória, é um deles. 

Ednaldo Rodrigues, atual presidente da Federação Bahiana de Futebol, alega que desde antes de assumir (2002), a entidade já não dava premiações aos vencedores. Vai ainda mais longe ao afirmar que o responsável pela decadência dos estaduais é a Copa do Nordeste que teve início em 1994, com algumas pausas e recentemente retornando com força máxima. O chefe maior da FBF revelou que há possibilidade de incluir premiações aos campeões à partir de 2018, contudo, nada oficial ainda. Além da Bahia, nono na classificação da CBF, Pernambuco e Ceará também não premiam as agremiações que levantam os troféus.   


Veja a tabela e o que diz Ednaldo Rodrigues:

“Tudo mudou. Antes, o estadual tinha até seis Ba-Vi’s. Quando as competições foram reduzidas, em 2002, os estaduais foram ficando sem ter um poder maior de arrecadação. Buscamos patrocinadores, empresas para motivar, e não foi possível dar essa premiação. Em nossa administração, sempre tentamos isso, mas é difícil. A gente não sabe se diretamente teria dinheiro ou algum bem importante para um clube, como um veículo utilitário. Isso é um pensamento nosso”, disse Ednaldo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário