Bahia x Vitória na final: Atenção com o “HOMI DE PRETO”

O pobre campeonato baiano, porque não dizer PAUPÉRRIMO, chega às suas fases de decisivas e, com isso, espera-se que os finalistas Bahia e Vitória realizem jogos aonde os fatores externos, no quesito arbitragem, não interfiram nos resultados.

Ontem durante o jogo Bahia X Flu de Feira, o pessoal de preto abusou em cometer atos falhos sendo um deles, quando em um rigoroso, porém necessário, cumprimento das regras do futebol, expulsou pela via direta o jogador do time do interior por ter realizado uma jogada extremamente viril sobre o adversário.

A regra aconselha, assim como no último BA X vice, que o jogador que se comporte de forma violenta seja punido com a advertência máxima, ou seja, o cartão vermelho. Entretanto, acredito que o “juiz”, apesar de ter acertado, agiu de forma precipitada quando tirou o cidadão do jogo.

O futebol baiano, em particular esse Campeonato Baiano (morto insepulto), já está tão fraco e ruim que, assistir jogos com times tendo jogadores subtraídos num primeiro lance, ainda no primeiro tempo, parece algo sinistro e sem graça nenhuma. O jogador do Flu de Feira, em entrevista após o primeiro tempo, deu uma entrevista agressiva aonde se disse “roubado”… Aí eu pergunto: só expulsa quando quebra? Um fanfarrão esse moço!

Então, visando minimizar esses equívocos nos principais jogos que estão se desenhando nas finais, seria interessante buscar, numa conversa preliminar com os times envolvidos, um meio de, em entendimento como o trio de “arbitragem”, se evitar jogadas mais ríspidas evitando colocar o “juiz” em situações embaraçosas no andamento do jogo.

Um “juiz” quando escalado, em tese, deve buscar a todo momento a IMPARCIALIDADE! Está, como todo o SER HUMANO, sujeito a erros. Entretanto, se os jogadores buscarem brindar a torcida com um bom espetáculo de futebol, certamente, essas situações serão menos possíveis em ocorrerem. O futebol é um jogo aonde se busca vencer pela melhor tática ou pela maior garra e não pelos erros da arbitragem.

Outra coisa que ficou claro ontem, pela TV, foi que o gramado da Arena trocado recentemente, já apresenta sinais visíveis de degradação, principalmente no setor da pequena área em frente ao setor norte. Será que trocaram mesmo a grama? Será um novo “stress” hídrico? Com a palavra o pessoal responsável pela manutenção do equipamento. Imagina aí um jogo com o gramado e “juiz” ruins…

Finalmente, vamos para as finais torcer não só pelo nosso time, mas torcer principalmente para que se possa assistir a jogos dignos das equipes finalistas para que, pelo menos, possamos festejar uma visita da saúde nesse morto/vivo. Seria, pelo menos, uma dose de alegria para os sacrificados torcedores que vão ao estádio.

Alem disso, vamos esperar que as finais desde ano ao contrário que aconteceu no ano passado, não sofra interferência direta dos árbitros nos resultados dos jogos como observamos com a dupla gaúcha Vuadem e Daronco e por fim, que ano vença de fato o melhor. 

Paulo Fernando – Amigo, tricolor e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário