Flu de Feira pode disputar três competições nacionais

A classificação antecipada para a fase semifinal do Campeonato Baiano pode dar direito ao Fluminense de participar de até três competições nacionais em 2018. A definição de quais campeonatos o Touro do Sertão disputará no próximo ano acontecerá com o desfecho da sua participação na edição 2017 do campeonato estadual.

De acordo com o regulamento do Campeonato Baiano – no Capítulo III – a distribuição das vagas para competições nacionais se dará da seguinte maneira: o campeão e o vice-campeão terão direito a vagas na Copa do Brasil e Copa Nordeste. O regulamento ainda estabelece que o quarto colocado terá direito a terceira vaga baiana na Copa do Brasil.

Quanto a equipe que ficar na terceira colocação, em principio, ficou estabelecido que teria direito a terceira vaga da Bahia na Copa Nordeste, porém, para 2018 já foram aprovadas mudanças no formato da competição e a principal delas é a redução de 20 para 16 clubes. Desta maneira, as vagas para o Nordestão no próximo ano serão assim distribuídas: todos os nove campeões estaduais e mais os vice-campeões das três federações melhores ranqueadas na CBF (Bahia, Pernambuco e Ceará) terão vagas direitas na competição perfazendo um total de 12 times. As quatro vagas restantes serão ocupadas pelas equipes vencedoras de uma fase chamada Pré-Nordestão. Participarão os seis outros vice-campeões, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambucano. Daí saem quatro equipes, formando os 16 participantes.

Neste novo modelo, para o Fluminense se classificar para o Nordestão de forma direta, terá que ser campeão ou vice-campeão. Se for terceiro disputará o Pré-Nordestão e se for quarto colocado terá direito a Copa do Brasil. O detalhe é que o que determinará a classificação final do terceiro e quarto colocados no estadual se dará pela contagem geral de pontos, somando-se todas as fases da competição.

Em relação às vagas do Campeonato Brasileiro da Série D, a Federação Bahiana de Futebol vai distribuir de acordo com a classificação geral dos clubes excetuando-se as agremiações que estejam inseridas em outras séries do Campeonato Brasileiro.

Cristiano Alves – Fluminense de feira

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário