Série A: Fecham-se as cortinas e termina o “espetáculo”

Como diria o saudoso Fiori Gigliotti “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo, torcida brasileira”. O espetáculo mesmo ficou por conta das belas homenagens merecidas nos quatro cantos do Brasil à nossa caçula Chapecoense, que uniu o país num misto de fé de solidariedade após o acontecimento que chocou o Mundo. Felizmente, terminou neste domingo (11) o Campeonato Brasileiro de 2016 em forma de alívio e não de comemoração para o Esporte Clube Vitória que passou toda a competição sofrendo e lutando na parte de baixo da tabela e graças ao individualismo do atacante Marinho, que carregava dez Leões nas costas todo jogo, se livrou do rebaixamento que era o PRINCIPAL e ÚNICO objetivo do time no Brasileirão, como destacou o volante Willian Farias após a derrota para o Palmeiras. 

Os triunfos contra o Figueirense (4×0) no Barradão e Coritiba (1×0) no Couto Pereira nessa reta final foram essenciais para garantir a permanência na elite, conseguindo abrir uma vantagem de 3 pontos para o Inter e uma diferença excelente no saldo de gols chegando na última rodada com chance quase nula de descenso, digo, apenas uma tragédia jogaria o Rubro-Negro no calabouço. Numa rodada que começou e terminou em forma de homenagens as vítimas do acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense, digamos que deu a lógica. O Internacional, que precisava vencer e secar o Sport ou golear por 5×0 e secar o Vitória, foi incapaz de fazer sua parte diante do Fluminense no Rio de Janeiro, acabou empatando por 1 a 1 e cavando seu próprio calvário para as profundezas da Série B com todo MÉRITO e MERECIMENTO e o que já era esperado.

O Sport precisava vencer para não depender de nenhum resultado alheio e fez o dever de casa ao bater o Figueirense por 2 a 0, gols de Rogério e Diego Souza. Enquanto o Vitória necessitava apenas do empate mas buscava o triunfo para entrar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, porém, acabou derrotado pelo time reserva do Palmeiras, que convenhamos é de dar inveja. 2 a 1, Marinho abrindo o placar para o Rubro-Negro, Gabriel e Alecsandro virando para o Verdão. Este resultado só rebaixaria o Leão caso o Internacional vencesse o Fluminense por 5 GOLS de diferença, algo impensável e improvável, ou diria quase impossível, que nem o mais otimista dos colorados acreditava acontecer. Com o resumo, o Inter se junta a Figueirense, Santa Cruz e América-MG, todos rebaixados à Série B de 2017.

Na parte de cima da tabela, a briga era pelo vice-campeonato e duas vagas no G-6. O Santos venceu o América-MG por 1 a 0 na Vila e ultrapassou o Flamengo que só empatou com o Atlético-PR na Arena da Baixada por 0x0, ambos terminam empatados com 71 pontos, mas o Peixe leva vantagem no número de vitórias. Na luta pelas duas vagas em aberto à pré-Libertadores, o Corinthians perdeu para o Cruzeiro por 3 a 2 e ficou de fora. Com isso, Atlético-PR e o Botafogo que venceu o Grêmio por 1 a 0 em Porte Alegre se garantem na 5º e 6º colocação respectivamente que dá vaga na fase preliminar da competição internacional. O Sport, além de se livrar do descenso, garantiu a última vaga para Copa Sul-Americana, terminando na 14ª posição com 47 pontos, vaga essa que poderia ser do Vitória caso fizesse o dever de casa no Barradão lotado.


Veja o resumão da Série A 2016:      



Classificados para fase de grupo da Libertadores: Palmeiras (campeão), Santos (vice-campeão), Flamengo (3º) e Atlético-MG (4º).

Classificados para a pré-Libertadores: Botafogo (5º) e Atlético-PR (6º)

Classificados para Sul-Americana: Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Ponte Preta, Fluminense e Sport.

Rebaixados para a Série B: Internacional (17º), Figueirense (18º), Santa Cruz (19º) e América-MG (20º).

Artilheiro(s) do campeonato: William Pottker (Ponte Preta), Fred (Atlético-MG) e Diego Souza (Sport-PE) – 14 gols

Resultados da 38ª rodada:
Cruzeiro 3×2 Corinthians
Vitória 1×2 Palmeiras
Atlético-PR 0x0 Flamengo
Grêmio 0x1 Botafogo
São Paulo 5×0 Santa Cruz
Santos 1×0 América-MG
Ponte Preta 2×0 Coritiba
Sport 2×0 Figueirense
Fluminense 1×1 Internacional
Chapecoense x Atlético-MG (W.O. Duplo)

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário