Orçamento não poderá ser desculpa para o Bahia em 2017

Ontem à noite do programa na Radio Sociedade dedicado ao Esporte Clube Bahia o diretor administrativo-financeiro, Marcelo Barros, revelou o orçamento do Bahia para o ano de 2017, Do valor destinado ao futebol profissional especificamente, segundo ele, haverá um acréscimo de cerca de R$ 4 milhões em relação ao ano de 2016, totalizando um montante de 62 milhões. A verba disponível em contratações é de R$ 8 milhões (para pagar direitos econômicos). Pouco? Sim, quando comparado aos grandes clubes do futebol brasileiro, no entanto, suficiente para evitar vexame, notadamente se houver o bendito complemento da competência para compensar a ausência de valores maiores.

Diante dos números quero deixar claro minha opinião de que considero um dos maiores EMBUSTES colocar a distância dos ORÇAMENTOS como divisor de águas no tocante estabelecer perspectivas, uma vez que já tivemos vários exemplos de equipes com menores ORÇAMENTOS galgarem melhores resultados que outros com ORÇAMENTOS bem maiores, podemos citar um exemplo do Atlético de Goiás na 2ª segunda divisão deste ano. Um exemplo ainda vivo.

Quanto a postura que será adotada pelo Baêa em 2017, não podemos ter nenhuma dúvida, pois o próprio PRESIDA já adiantou que NÃO terá nenhuma perspectiva de disputar título e nem posição nas Libertadores, que no máximo disputará o Campeonato Baiano e lutará pelo Nordeste, mas do que isso é fugir da realidade, palavras dele.

Pessoalmente sempre FAÇO defesa de que todos os participantes duma divisão TÊM condições de almejar o título, evidente que uns mais que outros, mas a partir dum EXCELENTE planejamento de trabalho, pode SIM qualquer UM sempre lutar por títulos e diminuir qualquer distância existente entre realidades orçamentárias.

Basta definir e ser fiel ao perfil de atleta competitivo adotado pelo clube, depois buscar esses atletas nas QUATRO DIVISÕES e sem divisões do futebol brasileiro, além do mercado americano e africano. Para os mercados citados qualquer clube brasileiro se apresenta com poder de fogo, deixando de ser fundamental que o atleta seja de nome ou já conhecido, basta que estejam dentro do PERFIL de fundamentos estabelecidos pelo clube, além é claro que se tenha um EFICIENTE departamento para executar todo o processo com disciplina e competência cirúrgica. Urge tornar-se hábil no processo para não perder oportunidades de trazer os melhores, pois se corre o risco de concorrentes também competentes se anteciparem.

Enfim, vejo com tristeza até por grande parte de torcedores o pensamento PSICOADAPTANTE que nos impõe essa realidade MEDÍOCRE de perspectiva APEQUENADA, baseados apenas nesse EMBUSTE muito repetido, por isso assimilado como verdade absoluta. O que realmente diferencia os bons dos medíocres é a COMPETÊNCIA e espírito OUSADO e de vencedor que perdemos há muito.

Lourival de Paulo – Torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário