DEFESA: Quem fica e quem sai do Bahia em 2017?

Diferente da Divisão Principal que só se encerra no próximo final de semana, dia 11 de dezembro, o Campeonato Brasileiro da Série B já terminou e em forma de alívio e dever cumprido para o Esporte Clube Bahia que aos trancos e barrancos, com todos os sustos e sofrimento possível, garantiu o tão esperado e sonhado acesso à Elite do Futebol Nacional. Além do Tricolor de Aço, Atlético-GO, Avaí e Vasco vão marcar presença na Série A em 2017, enquanto Joinville, Tupi-MG, Bragantino e Sampaio Corrêa, todos rebaixados, vão figurar na Série C da próxima temporada. 

Com o objetivo alcançado, o Bahia já pensa na temporada 2017, quando tem pela frente Copa do Nordeste, Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Brasileiro da Série A para disputar e precisará de um elenco competitivo e qualificado para não pagar vexame e fazer sua apaixonada torcida sofrer um bocado novamente. Para o ano que vem, muitos jogadores podem e devem sair, outros vão chegar, seja contratado ou voltando de empréstimo. A reformulação deve acontecer e a diretoria terá que se mexer para manter boa parte do time e buscar outros reforços pontuais, visto que muitos atletas são emprestados, não tem vínculo em definitivo com o clube e terão que negociar a renovação.   


Veja a situação da defesa do tricolor para 2017: (Amanhã e Domingo o meio de campo e ataque)

GOLEIROS:

Jeanzinho tem contrato com o clube e, caso não receba uma proposta para ser contratado em definitivo ou por empréstimo para ganhar experiência, deve ficar para 2017. O goleiro Muriel, titular absoluto na campanha de acesso, está emprestado até dezembro de 2016 e tem seu passe preso ao Internacional. Ainda que renove, acredito que seja necessário buscar mais um goleiro no mercado que venha para brigar pela titularidade, já que Jean não passa confiança e Anderson, recém contratado e que ainda não foi visto em ação, tem contrato até o fim deste ano e não sabe se fica. 

ZAGUEIROS:

Jackson (com contrato até 2019) e Lucas Fonseca (até dezembro de 2017) estão certos para 2017. Outros dois pratas da casa que figuram no elenco principal podem ser aproveitados em 2017, casos de Éder e Dedé, além da possível utilização do jovem Rodrigo Becão, do time Sub-20. Já o zagueiro Tiago, um dos grandes responsáveis pela bom rendimento do setor defensivo tricolor no segundo turno da Série B e que pertence ao Atlético-MG, tem contrato de empréstimo até maio de 2017 e já sinalizou para uma possível renovação por mais 6 meses. A única indefinição é quanto a permanência de Gustavo, defensor que veio do Atlético-PR com vínculo até dezembro de 2016, e passa maior parte dos seus dias no departamento médico, mais até do que em campo ou na sua humilde residência.


LATERAIS:

Um dos grandes problemas do Bahia é lateral. Tinga tem contrato até dezembro de 2017, mas não agrada e sinceramente não serve nem para sentar no banco de reservas. Outro que não mostrou para que veio é João Paulo Gomes e não deve ficar, visto que tem contrato encerrando em dezembro deste ano e a diretoria não repetirá o erro novamente. Os dois titulares e que conseguiram se firmar e ganhar a confiança do torcedor ainda não têm permanência confirmada. Moisés (Corinthians) e Eduardo (Atlético-PR) tem contratos até dezembro de 2016 e a diretoria deve sentar e conversar com os clubes dono dos passes dos atletas para tentar uma renovação, além, é claro, de buscar outros nomes no mercado.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário