Chapa VITÓRIA DO TORCEDOR responde!

A Rede Vitória sem fronteiras lançou, no último dia 2 de Dezembro, um documento com propostas que, posteriormente, foram endereçadas aos candidatos ao cargo de presidente do Vitória, nas eleições que acontecem no próximo dia 13 de Dezembro. A chapa VITÓRIA DO TORCEDOR, composta por Ivã de Almeida, Paulo Catharino Gordilho Filho e Robinson Almeida, de pronto respondeu e ponderou as questões colocadas numa amostra clara, que fará jus ao nome que carrega na chapa.

Veja

“Caros amigos da Rede Vitória Sem Fronteiras, a chapa Vitória do Torcedor agradece pela colaboração, a qual contribuirá para o fortalecimento do nosso amado clube. Fiquem certos de que vocês serão ouvidos e terão vez e voz dentro do Barradão, afinal, somos a chapa feita pelo torcedor e para o torcedor.

Muitas das suas propostas são as mesmas ou bem semelhantes às nossas, o que demonstra nossa afinidade quanto ao que pensamos para o futuro do Leão. É muito importante ter aliados que, como nós, almejam um Vitória democrático, transparente e com gestão profissional. Aproveitamos a oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com o torcedor que mora fora de Salvador. Nossa chapa oferecerá condições para que ele se sinta presente e seja valorizado. Abaixo, seguem as considerações acerca das propostas de vocês.

1) “REFORMA DO ESTATUTO”

A Chapa Vitória do Torcedor é composta pelos grupos que lutaram para que a Assembléia Geral Extraordinária fosse realizada, após a assinatura de mais de 980 sócios para a sua realização. O nosso estatuto, como é sabido, foi aprovado pelos sócios, mas infelizmente houve a anulação daquela Assembléia, devido a ações judiciais de conselheiros atuais.

Quanto ao ponto “1.1”, já há nos nossos compromissos esta bandeira. Nos comprometemos a convocar a AGE no prazo de 90 (noventa) dias após o início do nosso mandato no conselho. É um ponto urgente, que toda a torcida anseia, e que será tratado com total prioridade pelo novo conselho deliberativo.

Quanto ao ponto “1.1.1”, naquele mesmo estatuto, colocamos como prazo de “votar e ser votado” o prazo de 18 meses para votar, e 36 (trinta e seis) meses para ser votado como presidente do conselho diretor.

Quanto ao ponto “1.1.2”, entendemos também que, quanto ao prazo que se configura a descontinuidade da associação, faz-se necessário que haja uma maior flexibilidade. Devido a isso, entendemos que, dentro do prazo de 90 (noventa) dias, caso o associado renove o seu plano, a contagem de seu tempo não deva ser interrompida. Esta também é uma bandeira da nossa chapa, prevista em nossos principais compromissos.

Quanto ao ponto “1.1.3”, no nosso estatuto, teremos duas chapas: Uma para o conselho diretor, e outra para o conselho deliberativo. Para o conselho diretor, a 2 chapa deverá conter 7 (sete) membros, incluindo os candidatos a Presidente e Vice-presidente. Os cargos de presidente e vice-presidente serão remunerados, com base na lei vigente (limite salarial de 70% do teto do funcionalismo público), com apenas uma reeleição.

Quanto ao ponto “1.1.4”, em um mundo como o atual, em que tudo é feito pela internet, é inadmissível que o voto online não seja permitido para os sócios que comprovarem residência fora da Região Metropolitana de Salvador, e a Vitória do Torcedor concorda totalmente com a votação pela internet, com o fito de aproximar cada vez mais o sócio de fora de Salvador das principais decisões do clube.

Quanto ao ponto “1.1.5”, também entendemos que um membro em mandato atual ou anterior do conselho diretor não está apto a pertencer ao conselho fiscal, e inclusive isso também já está previsto no estatuto aprovado em AGE de Dezembro/2015.

Quanto ao ponto “1.1.6”, este é exatamente o modelo de conselho proporcional proposto por nós. Serão 200 cadeiras no conselho deliberativo, ocupadas de acordo com o percentual de votos obtido por cada chapa na votação, observada sempre a cláusula de barreira de 10%. Exemplo: Se uma chapa obteve 40% dos votos, terá 80 cadeiras no conselho. Isso se difere muito da proposta de outras chapas, que prevê um outro tipo de conselho proporcional.

Quanto ao ponto “1.1.7”, entendemos que a Assembleia Geral possa ser convocada mediante assinatura de 1/5 dos associados adimplentes, e esta poderá alterar o estatuto, mediante propostas do conselho ou da própria Assembléia Geral. Entendemos no nosso estatuto que, para uma reforma estatutária, seria necessário o voto concorde de 3/4 dos associados presentes na AGE.

Quanto ao ponto “1.1.8”, há previsão no nosso estatuto quanto à perda de mandato do conselheiro que faltar 3 (três) reuniões consecutivas ou 6 (seis) intercaladas, sem justificativa plausível, e podemos discutir quanto a pena em caso de inadimplemento por 3 (três) meses, sendo colocado este ponto em nossa pauta de discussão.

2) “SOU MAIS VITÓRIA”

Quanto ao ponto “2.1”, pretendemos manter uma lista atualizada dos nossos associados, com divulgação em tempo real no site oficial do clube. Faremos uma total varredura na base de associados, em busca de inconsistências e possíveis fraudes que possam estar ocorrendo, podendo esta ser mediante auditoria independente.

Quanto ao ponto “2.2”, é fundamental que tenhamos um site do “Sou Mais Vitória” que seja estável, funcional e seguro, tornando o ato da associação cada vez mais simples e fácil para o torcedor do clube, através de todos os nossos planos.

Quanto ao ponto “2.3”, o plano de ampliação do Sou Mais Vitória vai partir da realidade sócio econômica do torcedor rubro-negro, com preços menores e vantagens maiores. O Vitória vai ganhar em escala. Quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos. Agora possuímos um outro diferencial: o torcedor poderá montar o seu plano e seus benefícios de acordo com o seu poder aquisitivo. Iremos promover experiências inovadoras e estimulantes para o associado do SMV, também através de programa de pontos, dando reais vantagens ao sócio-torcedor.

Quanto ao ponto “2.4”, entendemos que precisamos realizar parcerias principalmente com empresas que atuem em todo o mercado nacional, para que este sócio-torcedor também seja incluído no programa de vantagens. Além disso, teremos a possibilidade de dar um desconto progressivo ao Sócio Torcedor que more longe de Salvador, baseado na distância, com recebimento da carteira de sócio pelos Correios. Exemplo: A partir de 100km, 10% de desconto; A partir de 300km, 20% de desconto. Quanto a possibilidade de regulamentar acesso aos jogos do Vitória como visitante, é algo que precisa ser discutido e estudado, mas entendemos que se pode tentar, por exemplo, parcerias com outros clubes do país na qual haveria uma reciprocidade quanto aos planos de sócio torcedor, com o sócio do Vitória tendo vantagens na aquisição de ingressos como visitante, com a recíproca sendo verdadeira.

Quanto ao ponto “2.5”, entendemos que mesmo em casos de autorização expressa do sócio torcedor, pode-se ter inconvenientes em uma possível renovação automática. No entanto, todo o processo de renovação será facilitado, podendo ser feito de maneira virtual, inclusive com um sistema para alertar ao sócio torcedor, através de carta/e-mail/SMS, quando o plano estiver perto do vencimento.

Quanto ao ponto “2.6” e “2.7”, é uma obrigação do clube aproximar o sócio torcedor quando o clube atuar próximo de sua residência, e achamos importantíssima a realização de ações de marketing que envolvam este sócio.

Quanto ao ponto “2.8”, dentro do nosso plano de associação, teremos a possibilidade do sócio assinar periódicos do clube, com revistas (físicas ou virtuais) de tiragem semanal ou mensal, caso assim queira. Os planos de sócios terão a cara do sócio, podendo ele montar com os benefícios que ele preferir.

Quanto ao ponto “2.9”, o clube precisa implantar um sistema de ações de marketing com o sócio torcedor. Visitas à concentração, ações com nossos sócios mirins e outros tipos de ações são importantíssimas para que o associado esteja sempre próximo ao clube, se sentindo acolhido.


3) “EXPANSÃO DA MARCA”

Quanto aos pontos trazidos aqui, iremos implantar uma rede de “consulados”, inspirado principalmente no Internacional, fazendo com que cada “consulado rubro negro” represente o clube na localidade, ajudando o clube a se aproximar deste sócio torcedor que more fora de Salvador, seja através de campanhas de associação, projetos sociais, escolinhas de futebol, dentre outras. Queremos o torcedor do Vitória junto do clube, não importando onde ele esteja.


4) “PATRIMÔNIO

Quanto ao ponto “4.1”, entendemos que qualquer plano de construção/reforma do Barradão deva ser amplamente discutido com o Sócio e Conselheiro do clube. Toda a transparência deve ser dada a este processo, com o sócio torcedor participando e sendo informado de todo o processo, incluindo uma total transparência financeira.

5) “ESPORTES OLÍMPICOS”

Entendemos que o Vitória deve sempre possuir o futebol como carro-chefe, mas que não deve se restringir somente a isso. Devemos sempre investir em outras opções de esportes, principalmente através da realização de programas sociais envolvendo os esportes praticados pelo clube em regiões carentes.”

Tiago Bittencourt

Torcida Vitória Candango – Rede Vitória Sem Fronteiras

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário