‘Caso Victor Ramos’ STJD aciona o Vitória e CBF

Como esperado, a procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) acionou CBF e Vitória por conta do ‘caso Victor Ramos’. De acordo com o órgão, o departamento de registros e o time baiano deverão se manifestar sobre eventual procedimento instaurado pela Fifa para apurar a transferência do zagueiro, que pertence ao Monterrey-MEX, algo bem parecido na ocasião da ação promovida pelo Bahia e Flamengo-BA.

De acordo com comunicado oficial da procuradoria do tribunal publicado no seu site oficial, somente após resposta da CBF e do Vitória haverá posição oficial sobre o caso. Com apresentação de denúncia e abertura de julgamento ou arquivamento do processo.

Segundo documento do STJD, o departamento de registros da CBF e o Vitória terão até dois dias para responder o ofício.

“Diante disso, em juízo preliminar, REQUER a PROCURADORIA seja OFICIADO Departamento de Registros da CBF e o Esporte Clube Vitória da Bahia (BA) para se manifestarem sobre eventual procedimento instaurado pelo Departamento de Integridade da FIFA, a fase que se encontra e se houve alguma decisão, no prazo máximo de 02(dois) dias”, recomenda o comunicado. 

Veja abaixo o comunicado na integra 

Após recebimento da manifestação e análise dos documentos apresentados pelo Internacional contra uma possível irregularidade do atleta Victor Ramos, do Vitória, a Procuradoria da Justiça Desportiva determinou em juízo preliminar, na noite desta segunda, dia 5 de dezembro, que seja oficiado o Departamento de Registros da CBF e o clube baiano para se manifestarem sobre um eventual procedimento instaurado pela FIFA e informem a fase que se encontra e se houve alguma decisão. CBF e clube devem retornar no prazo máximo de dois dias.

A manifestação é referente ao processo número 71/2016 (Notícia de Infração do Bahia contra o Vitória) em que o Inter requer o ingresso como noticiante e afirma que os documentos juntados “servirão para ratificar a gravidade, e comprovar a má-fé da conduta dolosamente praticada pelo E. C. Vitória”.

O objetivo do clube colorado é comprovar que o Vitória utilizou em inúmeras partidas do Campeonato Brasileiro da Série A, o atleta Victor Ramos sem condições legais de jogo e pede a aplicação do artigo 214 do CBJD pela atuação do jogador em 26 jogos. O Internacional alega possuir legitimidade no presente caso, pois se confirmada à irregularidade de Victor Ramos em partidas no Brasileirão, o clube seria diretamente beneficiado na luta contra o rebaixamento.

Ainda nos documentos juntados pelo Inter, o clube destaca que há provas que motivaram o Departamento de Integridade da FIFA a solicitar informações sobre uma possível irregularidade na transação em debate. Com base nas informações, a Procuradoria solicitou esclarecimentos.

“Diante disso, em juízo preliminar, REQUER a PROCURADORIA seja OFICIADO Departamento de Registros da CBF e o Esporte Clube Vitória da Bahia (BA) para se manifestarem sobre eventual procedimento instaurado pelo Departamento de Integridade da FIFA, a fase que se encontra e se houve alguma decisão, no prazo máximo de 02(dois) dias”.

Somente após o retorno é que a Procuradoria definirá se irá oferecer denúncia ou se o mesmo será arquivado.

Entenda o caso:

Após defender o Palmeiras em 2015, Victor Ramos foi transferido para o Vitória com seus direitos ligados a Monterrey, do México. Registrado no TMS ((Transfer Matching System) da Fifa como jogador do Palmeiras e com contrato ativo com o clube paulista o atleta foi para o clube baiano efetuando uma transferência em nível nacional burlando a janela de transferências do México e as normas dos Regulamentos Nacional e Internacional sobre a matéria. No entendimento de Bahia e Internacional a transação teria sido feita sem seguir os tramites recomendados pela entidade nas negociações internacionais e, portanto, o atleta não teria condição de jogo pela falha no registro na fase de transferência.

O fato gerou dois pedidos de abertura de procedimento disciplinar no STJD impetrados pelo Bahia e Flamengo de Guanambi, ambos com o mesmo pedido que a Notícia de Infração em questão.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário