Analise do elenco do Bahia para o Brasileiro da Serie A

Final de temporada para o nosso Bahia, em um ano difícil, em que o time derramou muito suor em campo, oscilou durante a competição, mas enfim conseguimos nosso maior objetivo.


Começamos a Série b como favoritos, até conseguimos freqüentar o G4 no início do campeonato, porém o time entrou em crise, ficou sem algumas peças importantes no elenco por conta de contusões, escalações erradas entre outros fatos, muitos torcedores perderam a esperança de chegar o objetivo ao fim do ano.

O Bahia terminou o 1º turno distante do g4, desacreditado e sem confiança. Porém trocamos de treinador, ouve mudanças na equipe e logo nos primeiros jogos havia algo de diferente no elenco. Mudamos a forma de jogar no meio campo, chegaram algumas peças novas e o time mudou da água para vinho.

Juninho grande protagonista desse time, só foi titular absoluto no 2º turno, ocupando o lugar dos craques hoje no futebol, onde diversos volantes estão se destacando com qualidades parecidas com a sua. O volante moderno do Bahia cresceu de produção terminou a série B como 3º artilheiro do elenco, um dos principais garçons, maior ladrão de bola e o melhor passe do elenco. Ou seja, eu disse aqui no grupo que o Bahia precisava alterar sua forma de jogar, tirar um volante grosso e colocar um que além de ter mais qualidade técnica e inteligência tem uma grande capacidade de finalização e cobranças de falta. Houve a troca e o Bahia teve um ótimo aproveitamento no 2º turno, ficamos atrás apenas do Campeão e do Avaí.


O Bahia terminou o ano com um time interessante para a série A, claro que precisamos de reforços, claro que precisamos de novas peças para compor o elenco e assim buscar se manter na série A ano que vem.

Temos carências em alguns setores, onde o time precisa trazer outras peças para da qualidade ao tricolor. Segue uma análise sobre nosso elenco:

Goleiros: 
Muriel: Bom goleiro, teve grandes momentos na série B, como o time oscilou, mas é um bom goleiro para o Bahia.

Jean: É o momento de dá oportunidade ao garoto, já mostrou que é um bom goleiro e tem potencial, falta a confiança da torcida. Se fizermos uma pesquisa nacional de goleiros com a mesma idade ele está sem dúvidas entre os 3 melhores. Goleiro só adquire confiança atuando.

Zagueiros: 
Tiago: Grande destaque no setor, seguro, técnico e inteligente. 
Jackson: Bom jogador, oscilou mas tem muita qualidade é titular junto com Tiago.
Lucas Fonseca: Bom zagueiro, infelizmente não rendeu o esperado e perdeu espaço, mas é interessante tê-lo no elenco na série A.
Eder: Bom jogador, só precisa ser lapidado, controlar a afobação e evitar os chutões.
Gustavo: Experiente, não atuou bem quando jogou, acho que não fica ano que vem.
Dedé: Não vi jogar com regularidade.

Laterais:
Eduardo: Bom jogador, marca bem, tem velocidade, porém não tem bom cruzamento. Pouco acertou cruzamentos, quando o time precisou de precisão pela lateral ele foi fraco no apoio.

Moises: Caiu nas graças da torcida (Não significa que é um grande jogador), limitado, tem ótimo poder de marcação, dá muita segurança pela lateral e só. Foi fundamental no acesso, porém 90% de sua participação foi defensiva. Na série A, vamos precisar de variação tática e ele não tem bom cruzamento.

João Paulo: Confesso que esperei muito, atleta de bom cruzamento, mas fraco na marcação. Recompõe mal, conseguiu começar bem, mas viu Moisés ganhar com sobras a posição.

Tinga: Perseguido e hostilizado. Não conseguiu se manter no time. Acredito que no momento em que o time caiu de produção escolheram ele como um dos principais culpados. O jogador é uma incógnita, tem bons números, deu assistência, porém não mantem a regularidade. Longe, muito distante do jogador que foi no Fortaleza.

Volantes:
Juninho: Melhor jogador da equipe, dispensa comentários. Até a 35º rodada era o melhor volante em números do Brasil, batendo em grandes da série A como Willian Arão e Tiago Mendes. Fonte: footstats.

Luiz Antônio: Bom jogador, muito inteligente, tomou conta do meio campo com Juninho. Com ambos jogando juntos o Bahia fez suas melhores partidas na série B.

René Junior: Ladrão de bola, é um ótimo cão de guarda, mesmo fazendo boas partidas no fim da série b onde foi titular, não contribuiu muito com a parte ofensiva. É um jogador interessante para se ter no elenco.

Feijão: Jogador com muito carisma e pouco futebol. Sejamos sinceros ele não é jogador para o Bahia, não tem técnica, não é um jogador inteligente. É um destruidor de jogadas, esse tipo de jogador não existe para o futebol moderno.

Yuri: Acho que toda a torcida do Bahia esperava muito desse jogador em 2016, acho que não atuou em 5 jogos esse ano. Sofreu uma grave lesão no início do ano e perdeu espaço na temporada. É um jogador de potencial.

Gustavo Blanco: Ótimo jogador, pouco tem oportunidade, foi o melhor jogador em uma das partidas no início do trabalho de Guto no Bahia e depois não teve mais oportunidades. É jovem, procura o jogo rouba bola com facilidade e tem qualidade no passe. Precisa realizar um trabalho físico e ter sequência.

Meias:
Regis: Jogador de 2º tempo, foi mal utilizado por Guto, ele é muito fraco atuando centralizado pois é um jogador de condução de bola e não um passador. Foi destaque em jogos atuando no 2º tempo, é jogador para compor elenco e não ser titular.

Cajá: Ótimo jogador, viveu bons e maus momentos no Bahia. Atualmente joga numa posição onde os jogadores tem mobilidade para fugir da marcação dos volantes. Quando teve espaço jogou bem, porém quando tinha boa marcação era ofuscado.

Atacantes:
Hernane: É um goleador nato, porém não tem muita mobilidade, foi indispensável taticamente. Tem bons números de assistência e foi o artilheiro da equipe. O fato é que jogar de centroavante no mundo está difícil, pois a bola não sobra como antes. Com isso são obrigados a sair da área para procurar o jogo e quem tem se sobressaído nesse quesito são jogadores com maior mobilidade.

Edgar Junio: Jogador muito interessante e voluntarioso. Em diversos momentos na temporada decidiu os jogos para o Bahia. Nos momentos em que o time perdeu vários jogos ele estava contundido e quando voltou ao time arrancou. Vice artilheiro do time, corre o tempo inteiro, marca, cria e da opção de passe para os meias. Joga inteiramente para o time, o Bahia vai precisar de atletas com esse perfil na série A.

Vitor Rangel: Atuou de ponta e não teve destaque, não tem velocidade para atuar nessa posição. Queria vê-lo em sua função dentro da área.
Misael: Jogou pouco, entrou bem em alguns jogos, mas não convenceu.
Wesley Natã: Não teve tanta sequência, é jovem tem velocidade, assim como Misael não convenceu.
Allano: Jogador com muita velocidade, tem deficiência na finalização e domínio. Atuou bem quando jogou de meia em uma partida.
Mario: Pouco jogou, temos que aguardar, quem sabe surpreende ano que vem.

Henrique Ferreira – Torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário