As possibilidades de acesso do Esporte Clube Bahia!

Ruim ou bom, atirando pedra ou beijando os pés do Santo, o Bahia segue em direção ao acesso depois de um ano sofrido e sofrível, e uma trajetória na Série B cheia de rampas, ladeiras onde subimos e descemos, como em uma roda gigante. É verdade, não praticamos um bom futebol em momento algum. Demoramos uma eternidade para nos apercebemos que era preciso mudar de técnico e afastar as inutilidades e isto só aconteceu no talo, no limite, na paciência do torcedor do Bahia. Foi preciso fazer um 2ª turno de recuperação por teimosia e incompetência da direção incapaz de respostas rápidas para problemas vistos até por cego. 

Vencemos muitas vezes por jogadas individuais sem o dedo do técnico, apenas com a ajuda da Estrela Tricolor que andou reaparecendo em momentos importantíssimos como foram os casos contra o Sampaio Corrêa e Vila Nova. Estamos avançando graça aos dois grandes e talvez  os únicos trunfos do time nessa Série B: A  Arena Fonte Nova e sua torcida apaixonada e fora de série.

Mas, seja como for, não importa, o que vale é que estamos com um pé na Série A, isso é fato, e ele já pode acontecer no próximo sábado quando enfrentaremos o Bragantino desesperado para evitar a queda e certamente desembarcará em Salvador vitaminado por todo tipo de “malas” principio ativo para toda motivação extra. 

As chances não são tão amplas como poderiam ser caso Guto Ferreira não fosse tão covarde, mas existe, caso o Bahia vença o Bragantino diante de 43 mil tricolores, o acesso pode ser decretado com um simples empate do Náutico diante do já rebaixado Tupi-MG, independente do resultado do Londrina diante do Avaí no Estádio do café.

Peguem a calculadora e vamos às contas:

Se vencermos, chegaremos a 63 pontos e 18 triunfos, com isso, basta um simples EMPATE do Náutico diante do Tupi. Nessa situação, estamos na elite, mesmo com a possibilidade de vitória do Londrina, já que eles chegariam a 60 pontos, ficando três atrás do Tricolor e podendo empatar na última rodada, contudo, somaria 16 vitórias apenas e só poderia chegar a 17 contra 18 que o Esquadrão somaria diante do Braga, impossibilitando de sermos ultrapassados na 38ª rodada pelos paranaenses, visto que é o primeiro critério de desempate é o número de vitórias.

Para garantir o acesso com um empate diante do Bragantino, é arriscado, mas possível, dependemos de derrota do Náutico e um simples empate do Londrina. Assim abriríamos 4 pontos e também conquistaríamos o retorno à elite com uma rodada de antecedência, mesmo não vencendo, é claro que não é o que deseja a massa tricolor que colocará 43 mil pessoas diante do Bragantino na Arena Fonte Nova para empurrar o time em busca dos 3 pontos.  

Sendo pessimista agora, caso o Bahia perca para o Bragantino dentro de casa e o Náutico vença o Tupi fora, chegaríamos na última rodada empatados em número de pontos (60×60), mas fora do G-4 pelo número de vitórias (18×17) e precisando desesperadamente vencer o campeão Atlético-GO em Goiânia e secar os pernambucanos diante do Oeste em Pernambuco na última rodada para conquistar o acesso, ou seja, quase que um MILAGRE.

Outra possibilidade existente é chegar na última rodada disputando a vaga apenas com o Londrina. Em caso de um empate do Bahia contra o Braga, derrota do Náutico contra o Tupi (que tiraria os pernambucanos da briga) e um triunfo do Londrina que chegaria a 60 pontos e ficaria um ponto atrás do Bahia (ainda em 4º) mandando a decisão para o apagar das luzes.    

Resumindo: Para conquistar o acesso sem depender de combinações de resultados, o Bahia precisa somar 4 pontos nos dois jogos restantes contra Bragantino (casa) e Atlético-GO (fora). Caso some apenas 3 pontos (1V e 1D), dependeria de um tropeço do Náutico diante do Tupi (fora) ou Oeste (casa), dois triunfos dariam a vaga aos pernambucanos pelo número de vitórias. Caso some apenas UM ponto, que seria trágico, o Bahia necessitaria que Náutico e Londrina não vençam nenhum dos dois jogos restantes, o que quase que impossível. 

Texto de Dalmo Carrera e Análise de Fellipe Costa

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário