Estádio do Maracanã acumula R$ 173 milhões de prejuízo

A concessionária que gerencia o Maracanã, oficializou hoje pedido de arbitragem para resolver os imbróglios que envolvem o rompimento de contrato com o Governo do Estado. Segundo o site Maquina do Esporte, essa medida é o passo mais duro tomado pela empresa, que tem Odebrecht e agência AEG como sócias, para deixar de gerenciar o estádio, desejo dela desde o início do ano, mas que não tem sido aceito pelo Governo do Rio.

O argumento defendido pela concessionária, é o de que o projeto original de exploração do complexo do Maracanã foi alterado em 2013, quando o governador Sérgio Cabral decidiu que não permitira mais a demolição do parque aquático Júlio Delamare, da pista de Atletismo Célio de Barros e do Museu do Índio, que ficam próximos ao estádio e que seriam transformados num estacionamento e numa área para realização de eventos menores. O local era uma das apostas da empresa para geração de receitas no complexo.

Em três anos sob a gestão do consórcio, o Maracanã acumula R$ 173 milhões de prejuízo em sua administração.

A questão da arbitragem se refere, sobretudo, à falta de fixação de uma data definida para o rompimento do contrato. O artifício está previsto no documento assinado na PPP entre Estado e concessionária. Até ao momento, não foi obtida uma rescisão amigável entre as duas partes. O pagamento do prejuízo nos três anos de gestão é o maior entrave para que a rescisão ocorra.

Em comunicado à imprensa, a gestão do Maracanã chegou a citar os exemplos de arenas que serviriam de modelo para o “complexo de entretenimento”: Staples Center, ginásio em Los Angeles, Estados Unidos, e Amsterdam Arena, na Holanda.


Fluminense x Vitória no Maracanã

Apesar do processo, a concessionária do Maracanã reforçou que o estádio não será paralisado, o que impediria a realização de partidas no local. A arena voltará a ser utilizada pelo Flamengo, já neste final de semana, no jogo contra o Corinthians. E deverá receber também partidas do Fluminense até o fim do ano, inclusive a partida entre Fluminense e Vitória, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para o dia 28 de outubro, deve ser disputada no Maracanã numa solicitação do clube carioca.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário