Bahia renasce na Série B e Vitória ainda respira na Série A

Mais uma rodada finalizada para a dupla BA-VI, menos uma rodada de sofrimento e ambos caminham cambaleando, caindo, levantando e tentando se reerguer jogo à jogo nas Séries A e B em busca dos seus objetivos. O Bahia, depois do tropeço diante do Oeste, parecia que jogaria novamente água no chopp dos tricolores dentro da Arena Fonte Nova, único trunfo da equipe no campeonato, onde tem um poder tremendo para reverter situações de risco e não foi diferente neste sábado no triunfo essencial por 3 a 1 sobre o Ceará, saindo atrás no marcador e indo buscar a virada jogando um futebol apresentável, diga-se, seria injusto qualquer resultado que não fosse o triunfo tricolor. O Esquadrão continua mais vivo do que nunca na Série B, manteve a hegemonia na Fonte e renasceu, voltou a colar no G-4, ficando há 2 pontos do 3º Avaí e 1 ponto do 4º Náutico, renovando a esperança e dando uma injeção de ânimo no torcedor para as cinco “finais” restantes.

Na próxima rodada o Bahia visita o Vila Nova-GO e já se sabe, mais um jogo tenso e sofrido fora de casa, mesmo com o adversário estacionado no meio da tabela e sem ambições, há 8 pontos do G-4 e 16 do Z-4, ou seja, apenas cumprindo tabela. Entretanto, não se trata de um confronto fácil apesar da imaginável facilidade “teórica”, na prática é certeza que os goianos vão engrossar o caldo, é preciso que o Esquadrão esteja preparado mentalmente e psicologicamente, tratar esse duelo como uma final de campeonato, jogar com sangue nos olhos, como fez diante do Ceará, tentar repetir fora o repertório de quando atua dentro de casa, além disso, secar Avaí, Londrina e Náutico. Chegamos no momento em que foram separados os adultos das crianças. Agora são quatro equipes disputando duas vagas (Avaí, Náutico, Londrina e Bahia), do 6º para cima todos têm chances reais, o 7º que é o CRB com 49 pontos ainda sonha vagamente a com possibilidade de acesso remota. 


E lá em cima?

Virando a página e analisando a Série A onde já temos o campeão (Palmeiras), quer Dalmo queira ou não, (risos), o Esporte Clube Vitória não faz sua parte, mas é sempre ajudado pelos adversários. Apostei todas as fichas no triunfo do Internacional sobre o Santa Cruz e olha como o futebol é imprevisível e por vezes nos prega surpresa. Os Colorados tem raça, tem vontade, mas falta técnica, falta futebol. O empate dentro do Beira-Rio contra o já rebaixado Santinha deixa o Inter em situação delicada e agora pensando no líder da competição, jogo complicado, onde uma derrota coloca os gaúchos no Z-4, isso porque acredito que o Vitória vença o Atlético-PR no Barradão, é claro, se Marinho jogar, se não, será um sofrimento daqueles. Outro resultado bom para o Leão foi o empate do Coritiba, quer dizer, todos imaginavam que daria Botafogo no Luso-Brasileiro, mas não podemos menosprezar o resultado, afinal, acabou ajudando o Rubro-Negro mantendo o Coxa na zona da confusão.

Sendo assim, o Vitória ainda respira (por aparelhos) na Série A graças a incompetência dos seus concorrentes. Permanece na 17ª posição, com 36 pontos, há 3 do 18º Figueirense que poderia esboçar uma reação, mas empatou em casa com o Grêmio e já é tratado como mais um rebaixado ao lado de Santa Cruz e América-MG. O Leão está há 2 pontos do Internacional e 3 pontos do Coritiba, 15º e 17º, respectivamente, e agora há 4 do Sport, único da parte de baixo da tabela que fez sua parte na rodada e deu uma respirada ofegante. Vale destacar que, além do Inter, o Coritiba também enfrenta um time da parte de cima da tabela lutando pelo G-3 e sonhando com o título, trata-se do Atlético-MG, que deve colocar time misto diante do Coxa para priorizar a Copa do Brasil, contudo, o time misto do Galo é formado por jogadores que seriam titulares em todas as equipes da Série A, então não podemos tratar isso como um benefício para os paranaenses, talvez o fato dos mineiros estarem envolvidos de corpo e alma, e com a cabeça 100% voltada para outra competição nacional, onde deve figurar como finalista.

Jogos de interesse da dupla BA-VI na próxima rodada:


EC Vitória:
Palmeiras x Internacional
Grêmio x Sport
Coritiba x Atlético-MG

EC Bahia:
Londrina x Paysandu
CRB x Náutico
Avaí x Paraná

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário