E.C Bahia: Serie B tem a maior concorrência desde 2006

Se o Brasileiro da Série B do ano passado foi marcada pelo “nivelamento por baixo” como era lido e comentado, este ano não podemos reclamar de competitividade e emoções até o fim, especialmente para o torcedor do Bahia, apesar da direção do clube realmente tenha se interessado pela competição apenas um pouco antes do final do 1ª turno depois de sucessivas derrotas, momento que resolveu acordar e mandar alguns dos emprestáveis embora, inclusive o técnico Doriva um autentico perdedor de tudo.

Se medidas tomadas ontem fossem feitas ontem de ontem, seguramente as emoções, tensões e aflições seriam menor de alcance e a agonia de agora não teria tamanha força. No entanto, é preciso certa prudência neste quesito, afinal, os Bahia de “verdade” estão de prontidão e a pronúncia C-O-R-N-E-T-E-I-R-O é transformada em bala em direção dos insatisfeitos ainda que as reclamações sejam de caráter pontual.

Erros pecados, deslizes, para nós todos, digo, os tricolores, é um privilégio e marca registra da administração de Raimundo Viana presidente do Vitória, aos demais, é aplicado um bendito salvo-conduto para que possa transitar produzindo atrasos dentro do departamento de futebol do Esporte Clube Bahia em dois anos consecutivos.

Só este ano, três eliminações todas dentro de casa, todas atuando por um simples empate contra gigantes do tipo: São Cruz, Vitória e América-MG. Hoje estamos no mesmo saco que contém CRB, Criciúma e Ceará todos com 40 pontos e  atrás dos modestos Londrina e Atlético-GO, sendo que o segundo, praticamente já assegurou o acesso antecipadamente pela regularidade apresentada durante toda a competição.

O Jornal Folha de São Paulo, desta segunda-feira, faz um comparativo interessante sobre o atual Brasileiro de Série B com outros anos e também revela, através de numero, que o Náutico, lá embaixo da tabela pode acessar o G4 com uma simples vitória no próximo sábado, evidente se contar com meio caminhão de tropeços, além de mostrar que este ano se registra a maior disputa de todos os tempos da competição.

Veja ai.

Faltando 11 rodadas para o fim da Série B do Brasileiro, todas as equipes da primeira metade da tabela têm chances grandes de estar entre as quatro classificadas para a primeira divisão de 2017. E isso em apenas uma partida. É a maior concorrência direta pelo acesso desde 2006, quando o torneio passou a ter 20 times. Na ocasião, dez clubes também brigavam pelo G4 após a 27ª rodada.

Dentro do G4, apenas dois times têm uma situação relativamente mais tranquila: Vasco, 1º, com 51 pontos, e o Atlético-GO, vice-líder, com 48. Atrás deles vêm outras oito equipes emboladas numa diferença de até três pontos. Todas têm chances de conquistar as outras duas vagas, atualmente ocupadas por Avaí e Londrina, empatados com 42 pontos.

Este número torna a Série B de 2016 a mais disputada do modelo atual do torneio, em pontos corridos, iniciado em 2006. Cinco equipes (Brasil de Pelotas, Bahia, Criciúma, CRB e Ceará) estão empatadas a partir da quinta colocação com 40 pontos. Para os quatro primeiros, o desempate acontece no saldo de gols –somente o Ceará (9º) tem uma vitória a menos, 10.

Com apenas um jogo, por exemplo, o Náutico, atualmente em 10º com 39 pontos, pode pular para a terceira colocação caso vença o Vasco e tenha uma dose de sorte nos resultados das outras partidas da 28ª rodada.

Em todos os campeonatos anteriores, os times que conseguiram passar para a Série A tinham, pelo menos, 40 pontos na etapa atual (a exemplo do Figueirense, que, em 2013, estava em 10º).

Na noite desta segunda (26), Paysandu (15º) e Bragantino (17º) ainda se enfrentam para concluir a 27ª rodada, mas o resultado não tem influência direta na briga pelo G4. Os dois clubes lutam contra o rebaixamento.

O TOPO

Líder da Série B, o desempenho do Vasco é o terceiro pior de um primeiro colocado do torneio nos últimos 11 anos. Em 27 jogos, o time carioca somou 51 pontos. Nesta mesma rodada, o Corinthians tinha 61 pontos no campeonato de 2008, a melhor campanha até agora. Apesar disso, o clube carioca ainda tem 11 pontos de vantagem sobre o Bahia, quinto colocado.

A pontuação do time, contudo, é melhor que a de 2014, quando também esteve na segunda divisão. À época, após a 27ª rodada, o Vasco somava 48 pontos e ocupava a terceira posição. Em 2009, liderava a Série B com 55 pontos.

A equipe carioca se mantém na liderança desde o início da competição. O time alcançou uma pequena folga e se isolou no topo da tabela após vencer o Atlético-GO no último sábado (24) por 2 a 0, em São Januário.

Nas duas últimas rodadas do torneio, os dois clubes tinham o mesmo número de pontos, mas a equipe cruzmaltina levava vantagem nos critérios de desempate. Depois de conquistar o bicampeonato carioca sem perder nenhuma partida, o Vasco chegou à Série B como franco favorito, e confirmou a supremacia em campo.

O entrosamento da experiente equipe e a permanência do técnico Jorginho são alguns dos motivos para tanto: a base do time que caiu no ano passado foi mantida, inclusive com referências como o goleiro uruguaio Martín Silva e o meia-atacante Nenê, vice-artilheiro da Série B, com 12 gols marcados.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário