E.C. Vitória: uma esperança no fio da navalha

Encerrada a 17ª. Rodada, o Vitória continua sem visitar o Z4, porém, no momento, surge como o primeiro da fila de convidados, para adentrar na cela solitária dos amargurados. Voltaire já dizia que “a esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo”. Pura verdade. A torcida rubro-negra tem obrigação de apoiar os jogadores, incentivá-los, cobrar da diretoria e evitar manifestações imbecis, como as realizadas contra VR3.

As dificuldades que teremos serão igualmente as dos demais concorrentes, Pessimismo agora é jogar a toalha e muitos assim desejam, pois são os nossos adversários ou rubro-negros com interesses pessoais, numa crise interna.

Preocupa-me a situação do Vitória, pelo óbvio entendimento já expressado inúmeras vezes. Não é cansativo dizer que, em tese, com altas probabilidades de não serem rebaixados os grandes do Rio e São Paulo, os dois de Minas e os dois do Rio Grande do Sul, apesar de nos últimos anos haver exceção.


Ainda se encontram em posição preocupantes os clubes Chapeoense (23), Sport (21), Figueirense (20), Vitória (19), Coritiba (18), Santa Cruz (17) e América (9). Com possibilidade de haver zebra, com a entrada de um grande: Cruzeiro, Botafogo e Inter.

Se o Vitória vencer nove jogos, dos 21 próximos, escapará. Aparentemente, não há maior dificuldade, porém o que nos assusta é que neste primeiro turno só venceu quatro jogos e empatou sete. Por outro lado, há de se ter esperança, porque o time atual está sendo reforçado.

Ouvi hoje, parte de uma entrevista com Anderson Barros, que se apresentava empolgado com as eventuais apresentações do Vitória no segundo turno, fazendo um balanço dos pontos que perdemos, com débito a vários fatores, inclusive arbitragem, mas elogiando o elenco que temos. Na verdade a mídia sulista, este ano, não incluia o rubro-negro, como eventual concorrente ao rebaixamento, pela qualidade de seus jogos.

Ninguém é ingênuo, para não perceber que a atual classificação do Vitória espelha a sua fragilidade, mas também não podemos ser pessimistas em excesso deixando de focar que realmente há vários outros clubes merecedores ao Z4.

A torcida rubro-negra tem que incentivar os jogadores. O clube precisa de todos vocês e temos amplas condições de continuarmos na Série A. Um lembrete também óbvio para a diretoria: façam todas as contratações necessárias e urgentes, pois é muito menos oneroso e complicado se manter nesta Série A, comparando-se com a subida de uma Série B.

Atahualpa – Torcedor do Vitória, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário