19ª rodada não foi boa para o Vitória, mas poderia ser pior

A 19ª rodada definitivamente não foi favorável para o Esporte Clube Vitória, mas poderia ser muito pior, quer dizer, ainda pode piorar após o complemento dos jogos de segunda-feira. Com a derrota já esperada para o Palmeiras por 2 a 1 no Allianz Parque na tarde deste domingo, o Leão que já havia perdido uma posição com o empate entre Internacional e Fluminense (1×1), poderia terminar a rodada em 15º, mas o Figueirense ficou no empate por 1 a 1 com o Sport na noite deste domingo e acabou estacionando em 16º com 21 pontos, 1 ponto atrás do rubro-negro, enquanto o Leão da Ilha (em 12º com 23 pontos) segue no meio da confusão e 1 ponto acima. Mesmo assim, o Vitória, em 14º com os mesmos 22 pontos, vê os concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento se aproximarem novamente e o fantasma do Z-4 parece amadurecer. 

Dos clubes que brigam na parte de baixo da tabela, somente o Vitória e Santa Cruz não pontuaram na rodada. Até o pior time do campeonato América-MG venceu. O time pernambucano acabou derrotado dentro de casa para o São Paulo por 2 a 1. Porém, o Coritiba fez o dever de casa contra a Ponte Preta (3 a 1) e voltou a encostar no rubro-negro baiano, mostrando a importância dos confrontos diretos, afinal, na rodada passada o Leão venceu justamente o Coxa por 3 a 1 e a havia aberto uma distância significativa. Além do mais, vale lembrar que o vice-lanterna Cruzeiro com 18 pontos ainda joga nesta segunda contra o Corinthians e pode chegar aos 21 pontos em caso de vitória, já o Botafogo (em 17º com 20 pontos) só joga dia 04 de setembro conta o Grêmio em partida adiada da 19ª rodada. Na próxima rodada, o Esporte Clube Vitória tem uma decisão pela frente quando encara no Barradão o Santa Cruz em jogo que vale 300 pontos. Um outro resultado que não seja a vitória é inimaginável e inaceitável para pretensões do clube na Série A.    

Na parte de cima da tabela, a briga continua “feia” pela primeira colocação e pelo título simbólico do primeiro turno. No sábado, o Flamengo dormiu líder após vencer o Atlético-PR por 1 a 0, mas precisava secar os rivais. Neste domingo, às 11 horas, o secador funcionou e o Santos que tinha tudo para reassumir a ponta perdeu para o América-MG por 1 a 0. Já o antigo e novamente líder Palmeiras não titubeou, fez o dever de casa diante do Vitória e se mantém na ponta até o complemento da rodada. Para se garantir como campeão do primeiro turno, o Verdão terá que secar o Corinthians que encara nesta segunda o Cruzeiro. Um triunfo por 3 gols de diferença dá aos corintianos a liderança e o título simbólico. Quem também joga nesta segunda, mas de olho em uma vaga no G-4, é o Atlético-MG que bate testa com a Chapecoense.

JOGOS DA 19ª RODADA E CLASSIFICAÇÃO  

Sábado (06/08)
18h30 – Flamengo 1×0 Atlético-PR

Domingo (07/08)
11h – América-MG 1×0 Santos
16h – Palmeiras 2×1 Vitória
16h – Coritiba 3×1 Ponte Preta
16h15 – Internacional 2×2 Fluminense 
16h15 – Santa Cruz 1×2 São Paulo
18h30 – Figueirense 1×1 Sport

Segunda (08/08)
20h – Atlético-MG x Chapecoense
21h – Corinthians x Cruzeiro

Jogo adiado (04/09)
Botafogo x Grêmio

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário