Patrocínio da Caixa Econômica, o Bahia e a desigualdade

O Esporte Clube Bahia está próximo em anunciar mais um novo patrocinador, que durante longos anos vários presidentes tentaram alcançar esse objetivo junto à CAIXA, porém, todos sem obter sucesso. Fiz uma breve pesquisa referente aos valores pagos pela CAIXA aos times brasileiros e fiquei surpreso com tanta desigualdade no nosso futebol. Muitos criticaram Marcelo Santana por acertar com o EI os direitos da TV fechada, mas acredite, talvez seja essa a melhor escolha feita pelo Bahia nos últimos anos e irei demonstra o por quê:

Segue os valores pagos pela CAIXA aos 16 times de futebol que a mesma patrocina:

Podemos ver acima que a CAIXA fez o mesmo investimento aos times nordestinos equivalente ao total feito apenas no Cruzeiro, menos da metade do Corinthians e metade do Flamengo.

O futebol a cada ano que passa aumenta a dificuldade de um time do eixo Norte e Nordeste, diminuindo as chances de chegar numa final em uma grande competição nacional ou disputando uma vaga para a Libertadores da América.

Uma breve comparação é a do Leicester que conquistou o Campeonato inglês em um jogo contra o Manchester United, que na ocasião era um time com um valor de mercado de 1 bilhão de reais à mais que o campeão. Só que ao chegar ao título a zebra do Inglês dobrou o valor de mercado do seu elenco ganhando um aumento de 143 milhões da receita de televisão. Ou seja, a premiação do campeonato Inglês paga mais para quem termina a temporada em melhor colocação.

Aqui no Brasil, tanto o Flamengo quanto o Corinthians se forem rebaixados continuará sendo os times de maior receita. A TV Globo estava sozinha no mercado e continua beneficiando os grandes ou os que dão mais audiência. Não está errada nesse sentido, porém essa forma de pagamento só beneficia as regiões Sul e Sudeste.

Alguns times acertaram um acordo com o EI e vão receber uma bolada inicial, além de garantia de aumento de receita por boas participações.

Ainda é cedo para opinar sobre se foi um bom negócio ou não, mas com certeza é uma boa tentativa de no futuro o futebol ser mais bem distribuído e consequentemente mais disputado com mais chances dos clubes do Nordeste chegarem a frente e com melhor visualização do público e consequentemente ao mercado.

Henrique Ferreira – Torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário