O Esporte Clube Bahia mudou, mas mudou para melhor?

O Esporte Clube Bahia, ainda mergulhado num poço de frustrações e desencantos, vai aos poucos juntando os cacos e se reformulando já com quase meio caminho andado de campeonato para tentar se reerguer no Brasileiro da Série B. Após os vexames repetitivos, a diretoria resolveu finalmente se mexer e tomar uma atitude que sem dúvidas seria a mais viável, dispensou jogadores alegando deficiência técnica ou problemas extracampo e com aquela paciência de sempre vai remontando e remodelando o time para sequência da Segundona. Mas será mesmo que algo mudou com as trocas de 6 por meia dúzia? Ou a diretoria deu uma mascarada? Resta a nós torcedores aguardarmos para vermos se o resultado será positivo ou não, se os novos reforços darão o retorno esperado em campo. No somatório, acredito que não saímos perdendo tanto assim nas trocas, mas é lógico que diante das necessidades e da situação delicada, eu assim como qualquer outro torcedor assíduo esperava contratações mais seguras e qualificadas, afinal, todos os atletas que vieram eram reservas, contestados e criticados nos seus respectivos clubes. 

Marcelo Lomba, apesar de tratado como ídolo, voltou forçado da Ponte Preta contra sua própria vontade, não vivia uma boa fase no tricolor, faltava vontade e não tinha mais clima para sua permanência. Thiago Ribeiro foi a pior contratação do Bahia nos últimos tempos, não fez valer o alto investimento feito na sua contratação e não deveria continuar sem sombra de dúvidas. Hayner nunca foi unanimidade e muito longe de ser um bom lateral, ao contrário, atormentava o torcedor com suas atuações tenebrosas e não fará falta alguma. Paulo Roberto foi outro que não mostrou para que veio, foi titular no Estadual e Copa do Nordeste, mas o rendimento pífio em campo fez dele um reserva fiel na Série B e mesmo quando teve novas chances, decepcionou. A única dispensa lamentada foi a de Danilo Pires, um dos poucos isentos das críticas e que se esforçava em campo, porém, como alegaram problemas extra-campo, foi aceitável. Em relação aos novos reforços, três chegam com vaga garantida, é claro, por falta de opção, Luiz Antônio, Allano e Eduardo. Muriel e Tiago terão suar a camisa para buscar um lugar no time titular.   

Quem saiu x Quem chegou. Veja:

Marcelo Lomba x Muriel

Na idade dá empate (29 x 29), mas futebolisticamente falando, Marcelo Lomba está anos luz à frente de Muriel. Nessa “luta”, saímos perdendo. O Bahia contratou o irmão errado, o bom mesmo era Alisson que foi vendido pelo Internacional à Roma. Muriel foi revelado no Colorado e passou praticamente sua carreira toda por lá, nunca foi uma unanimidade, colecionou frangos, foi emprestado a alguns clubes de menor expressão, nem assim vingou, é tanto que tem um dossiê de falhas cometidas pelo goleiro feito pela torcida do Inter. Como o futebol é imprevisível, pode ser que dê certo, mas aposto minhas fixas que será banco de Jean e como seu contrato vence em dezembro, voltará para Porto Alegre para desespero dos colorados.   


Hayner x Eduardo

Juro que não iria fazer essa análise, fui ameaçado e obrigado pelo meu amigo Dalmo Carrera. Qualquer lateral, com exceção de Tinga (que empata), é melhor que Hayner. Foi um fiasco total, até chegou a apresentar boas atuações colocando Cicinho (outro que sofria para praticar futebol) no banco, mas na soma geral, negativou e acabou entrando na lista dos renegados. Como a comparação seria fútil e sem cabimento, vou falar apenas do que conheço desse Eduardo. É um lateral-direito ofensivo e que gosta de apoiar muito o ataque, deixa à desejar no setor defensivo, talvez por isso tenha perdido a titularidade no Atlético-PR para Léo, mas tem experiência (29 anos), já rodou por diversos de médio a pequeno porte e espero que possa resolver o problema da lateral-direita que atormenta o Bahia há anos.   

Danilo Pires x Luiz Antônio

É sempre difícil analisar um fato que já ocorreu com outro que vai acontecer, mas nessa comparação, o Bahia saiu perdendo e muito. Não que Luiz Antônio seja ruim, não é isso. Mas juro que não entendi a dispensa de Danilo Pires, pelo menos em campo era um dos poucos que se esforçava, dificilmente presenciava uma crítica partindo do torcedor para ele. Só fui aceitar e entender (eu acho) sua dispensa, quando alegaram problemas extra-campo. Era o óbvio, afinal, se fosse deficiência técnica, deveria mandar embora todo o elenco. Sobre Luiz Antônio, se trata de um bom jogador, um pouco problemático, é verdade, causou tumulto no Flamengo, foi indicado por milícia no Rio de Janeiro, no Sport sabe-se lá porque foi colocado de lado. Tem características um pouco parecidas com Danilo. É um segundo volante de ofício, mas pode atuar como terceiro homem do meio campo, pois tem qualidade para trabalhar a bola e ajudar na transição defesa/ataque. Entre os dois, eu ficaria com Danilo Pires sem pensar duas vezes, mas acredito que o novo reforço tenha algo de interessante para oferecer ao time do Guto Ferreira se manter a cabeça no lugar. 


Thiago Ribeiro x Allano

Se perguntassem meses atrás a torcida qual dos dois queriam no Bahia, 99% diria o primeiro e apenas 1% o segundo, isso é inevitável, afinal, Thiago Ribeiro tem nome, rodou por grandes clubes, ganhou títulos importantes, enquanto Allano ainda é uma aposta, uma promessa que pode ou não vingar, vai depender de vários fatores, acredito que seja um bom custo x benefício pela versatilidade do atleta que atua em várias posições e diante das necessidades do elenco. O fato de ter saído do Cruzeiro pelas portas do fundo e crucificado pela torcida, não faz dele um jogador horrível, pelo pouco que vi atuando na Raposa, é um jovem talentoso (21 anos), ainda engatinhando, mas que precisa de tempo para desenvolver seu futebol. Sobre Thiago Ribeiro, diria que foi a maior decepção do clube nos últimos anos em termo de contratações. Investimento alto e retorno zero. Qualquer jogador hoje meia boca, mas esforçado, que viesse valeria mais à pena.

Paulo Roberto x Tiago

Como não tivemos nenhum zagueiro dispensado e para não deixar Tiago sem par, o coloquei ao lado do sofrível Paulo Roberto, mais uma das muitas contratações que não vingaram. Volante apático, sem vontade, afobado, não roubava uma bola e não acertava um passe. Diria que foi tarde demais. Tiago, zagueiro que estava no Atlético-MG e era contestado por lá, chega para reforçar a defesa que já conta com Jackson, Lucas Fonseca, Dedé, Éder e Rodrigo Becão. Tiago pelo pouco que vi, achei limitado e muito lento, o ponto positivo é a bola parada, já que com a camisa do Galo já marcou gols de falta, inclusive na estreia, além da bola aérea. Pelo visto disputará posição com Lucas Fonseca que não vive um bom momento. Entre os dois, prefiro Éder ou até mesmo o jovem Rodrigo Becão que vi jogar pela divisão de base várias vezes e gostei bastante, tem futuro o moleque. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário