Momento do Bahia: Seria o Marcelo Sant’Ana o CULPADO?

Muito se tem falado e discutido sobre a atual fase do Esporte Clube Bahia. Muito se tem colocado a CULPA no Presidente do Clube pelos principais problemas que se instalaram no Fazendão. MAS seria o Marcelo Santana o CULPADO?

Vejo que todos os problemas de hoje foram iniciados quando da eleição de uma pessoa sem uma requerida experiência para o exercício de tão importante cargo. Sim. E daí, de quem é a CULPA?

A CULPA emana da maioria dos aptos a votar na eleição que o colocou na condição de Presidente. Escolheram errado? Talvez! Estavam todos diante da tão sonhada condição de votar direto para a Presidência do Clube. Os candidatos que se apresentaram, salvo melhor juízo, não eram de todo confiáveis. O desafio para a empreita era reconhecidamente muito grande e incerto.

O Marcelo foi eleito dentro dos preceitos estabelecidos pelos Estatutos da Instituição, pela maioria simples dos votos contabilizados e dentro das regras estabelecidas para tal proposito. Recebeu o Clube em condições financeiras super difíceis, sem credibilidade e com muitos vícios decorrentes das gestões temerárias que o antecedeu. Recebeu o clube disputando uma série A aonde não conseguia se firmar entre os prováveis cessionários a se manter na elite para o ano seguinte.

O atual mandatário maior, já com o Bahia guilhotinado para a segundona, logo tratou de buscar montar um bom elenco para disputar os campeonatos que se apresentavam visando o retorno imediato para a elite. Contratou bons jogadores, inclusive vencendo uma “queda de braços” com o rival da Canabrava, quando contratou o Maxi Biancuchi. Emprestou alguns jogadores, incluindo o Lomba, dispensando outros que não justificaram sua qualidade ao longo do ano em que assumiu o Clube.

Contratou ainda o Kieza, Leo Gamalho, Thiago Real, Souza Ferrugem, enfim, armou um bom elenco para iniciar a sua gestão. Trouxe um técnico de relativo sucesso, o Sérgio Soares. Tudo dentro dos conformes e com a aprovação da maioria dos torcedores, seus eleitores ou não.

Todos os aplaudiram como há muito tempo não se via. Todos imaginavam que o gigante tinha definitivamente se erguido das trevas e já em condição de ganhar muitos títulos que iria disputar. Entretanto, mesmo diante do hercúleo esforço dispendido, os resultados apontavam para uma grande euforia quando se sagrou BI-Campeão Baiano no ano de 2015 e, só. Apenas o título do Baianão e mais nada. Nordestão nada, Segundona nada, Copa do Brasil nada!

Começou então a segundona e o time ainda que apresentando problemas, lutava para permanecer dentro do G4, num torneio dos mais fracos que se apresentavam ao longo dos anos que se passaram. O Bahia foi bem até a 28ª. Rodada quando começou, de súbito, descer uma grande ladeira que iria culminar com a sua permanência nesse vestibular esportivo para mudança da categoria. Um desastre!

Soltaram-se os cães e todos os desafetos pessoais foram unânimes em CULPAR o Marcelo Santana! A imprensa esportiva local, capitaneada pelos EX-Jabazeiros, fez um tremendo estardalhaço e já começava a ensaiar uma massiva campanha contra o Presidente o CULPANDO pelos insucessos do ano. A torcida também, logicamente, começou a bradar que o cidadão não correspondia aos anseios da Grande e Imensa Nação Tricolor. Era o caos carimbado nas bandas do Fazendão. Era o apocalipse instalado na dura realidade consequente da sua desastrada gestão. Um 2015 para se esquecer pela incapacidade de conseguir o acesso.

Veio o ano de 2016 e algumas atitudes foram tomadas, principalmente junto ao elenco, com o afastamento de alguns jogadores e a não renovação dos contratos de tantos outros. O Kieza foi embora mais pela sua própria vontade de vestir a camisa do glorioso São Paulo e o Thiago Real, não quis ficar também e preferiu vestir a camisa lisa do time do aterro que havia conseguido aos trancos e barrancos o acesso para a elite.

Troca tudo, troca de técnico, troca de jogadores, contratações consideradas muito boas. Errou, por muito, em não contratar para as posições que se mostravam mais carentes: a zaga e as laterais do campo. Contratou muitos volantes e atacantes, mas, as posições carentes foram muito ignoradas por quem de direito para resolver os problemas. Fala-se em dificuldades no mercado para essas posições…

Ainda assim, se montou um bom time considerado pelos “especialistas” do esporte na mídia escrita, falada e televisada, como um forte candidato ao acesso com a provável conquista do título de Campeão do Baiano, da Copa do Nordeste, da inédita Copa do Brasil e do inédito Campeão do

Torneio do acesso.

Novamente os problemas apareceram e nada de Baiano, nada de Copa do Nordeste, nada de nada! Tudo bem o que importa mesmo é o acesso e isso o time vai conseguir sem muitas dificuldades. Novamente, como num teatro de horrores as coisas começaram a desandar.

Estamos vivendo um momento de muita dificuldade. Um momento que pela pluralidade dos que tentam investigar o assunto, assume contornos dramáticos e pouco apropriados para um Clube de tantas honras e glórias no cenário futebolístico Nacional. A unanimidade insiste em CULPABILIZAR o Marcelo Santana pelos sucessivos insucessos.

Será mesmo ele o CULPADO? Será ele o grande pé frio? O que será?

Eu reafirmo que não votei no MS, tampouco sou seu advogado, mas respeito o seu legítimo mandato. Vejo com muita preocupação que antes da sua CULPA, estão tentando de todas as formas, numa política mesquinha de “terras arrasadas” com objetivos claramente contrários a Democracia, imputar-lhe toda a CULPA quando, no máximo, ele é o maior RESPONSÁVEL pela situação, pois a verdadeira culpa está em todos os tricolores que lutaram pela Democracia e que, certo ou errado, nele votaram.

Paulinho Fernando – Amigo e colaborador do Bahia  

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário