Esporte Clube Bahia: Problemas e soluções

Me recuso a dizer que Marcelo San’Ana deve sair do Esporte Clube Bahia, afinal, em pouco mais de 2 anos, ele vem fazendo um trabalho de reestruturação no clube. É nítido os problemas e acho que a torcida não tem boa memória, pois o Bahia há anos não é um grande time, acho que foi um grande time até a década de 80, depois viveu na década de 90 altos e baixos e, acredite, mais baixos do que altos, viu o seu maior rival crescer, e decaiu indo na contra-mão. O Esquadrão viveu vários rebaixamentos de lá para cá, muitos e muitos extra-campo e só em 2 anos respirou no cenário nacional em 2000 e 2002 quando chegou as quartas da Copa João Havelange, terminou em 8º no Campeonato Brasileiro do ano posterior e chegou a fazer sua melhor campanha na copa do Brasil. Depois disso, só caiu.


O Bahia perdeu credibilidade, patrocinadores, espaço na mídia nacional e se tornou um time médio entre os maiores devedores do Brasil. Quando Marcelo Sant’Ana assumiu, o clube não tinha patrocinadores e nem patrocinador máster, praticamente teve que recuperar os CT’s e vinha em um contrato miserável com a Arena Fonte Nova e Participações. Hoje o Bahia tem vários patrocinadores, ganhou em receita, tem credibilidade para disputar com clubes do Sudeste, claro que não está tendo sucesso em campo, isso é complicado, o Galo teve Cuca como treinador por quase 3 anos e só no último conseguiu atingir seus objetivos, antes brigou para não cair, foi goleado várias vezes. Outro exemplo, o Borussia da Alemanha quase faliu, e em 3 anos chegou a uma final da Liga dos Campeões. Tudo é planejamento e lá na frente colher os frutos. Nesse momento a torcida é só coração e emoção, nada de razão, mas temos que dá um pouco de espaço para a razão, pois a instituição Bahia está crescendo e mais cedo ou mais tarde irá recuperar seu nível.

Ao cenário atual, o Bahia tem tido desde o início do ano um problema na saída de bola, que se descoberto por um técnico (adversário) competente com toda certeza o time irá perder. Atualmente os esquemas no mundo tem variado em 4-1-4-1 ou 4-2-3-1 e com Doriva o Bahia utilizou eles, só que todos exigem jogadores de meio-campo com qualidade para trabalhar a bola e eventualmente atacar. Só o Vasco jogou para frente com o Bahia e os outros times em todos os jogos na série B vem fechado e no 2º tempo aperta a saída de bola, pois sabe que marcando Juninho e Cajá, eles obrigam os laterais ou os zagueiros a rifar a bola, pois Feijão não tem qualidade para pegar a bola de trás e levar até os meias ou arrancar, é claro que ele evoluiu muito na parte técnica, tem lançado bem, porém, o jogo exige que todos os jogadores de meio-campo tenham condições de armar e sair pro jogo, olha que quando ele consegue sair o jogo flui, na última partida mesmo em 2 jogadas ele apareceu à frente, mas tem que fazer isso o jogo inteiro para confundi a marcação e assim Renato Cajá e Juninho fiquem mais soltos para armar.

O Bahia ataca com 5 ou 6 jogadores,se esses jogadores estiverem marcados o time não consegue penetrar. Hernane está mal fisicamente, não vai de encontro a bola nos cruzamentos, o time precisa de um atacante de ponta para poder não sobrecarregar Edgar Junio, os laterais têm dificuldade para cruzar pois não há movimentação boa no ataque, será que os problemas sejam mesmo dos laterais? Acho que deve dá oportunidade a Itinga ou Rodrigo Rodrigues, já que Jacó e Jeam foram emprestados, jogador da base só joga bem com sequência, e nenhum jogador a não ser Feijão tem essa oportunidade. O Bahia tem um grande jogador chamado Gustavo Blanco, diferenciado, sai para o jogo, não se esconde, chama a responsa, rouba bolas e cria. Seria uma boa da oportunidade de ter ele jogando de 2º volante e recuando Juninho (ano passado foi maior ladrão de bolas da série B e melhor em passe curto), em contrapartida, no tricolor ele acerta poucos passes e lança muito bem. Falta organização e união, é nítido que não união o elenco está rachado e 10 dias são interessantes para recuperar a equipe.

Valeu galera!!

Henrique Ferreira – Torcedor do Bahia e amigo do BLOG  

LEIA TAMBÉM 
UFC: Vídeo da Luta – Rafael dos Anjos x Eddie Alvarez 
Primeiro a chegar: Bahia acerta com atacante do São Paulo
Clima tenso: Torcedores do Bahia protestam no Fazendão
França 2 x 0 Alemanha: Veja os gols de Griezmann
Vitória anuncia contratação de meia do Santos
“Recall” do presidente do Bahia é legítimo
Jornalista faz criticas ao presidente do Esporte Clube Bahia
Pedido de afastamento do presidente do Bahia É GOLPE!
Fluminense desfalcado contra o Vitória no Barradão  

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário