Ceará x Bahia: Jogo importantíssimo e valendo 6 pontos

O embate entre Ceará e Bahia neste sábado pode ser tratado como uma final antecipada sem sombra de dúvidas, é verdade que cada jogo na Série B é uma decisão, porém, este tipo de jogo tem a sua importância elevada por se tratar de dois clubes tradicionais e ainda mais concorrentes direto na briga pelo acesso à Série A de 2017. O Vovô é o 3º colocado 24 pontos, 4 a mais que o Tricolor Baiano ocupando a tímida 7ª posição. Um triunfo coloca o Esquadrão novamente na briga com o pelotão de frente e labutando para retornar ao G-4, enquanto uma derrota deixa a situação complicadíssima com o time mais distante da zona dos fugitivos.  

Após começar a Série B cambaleando e perdendo pontos importantes dentro de casa (empate com Paysandu e derrota para o Atlético-GO), o Ceará cresceu na competição e deu um salto das últimas posições para o G-4 se transformando num forte concorrente ao acesso pela sua tradição e força atuando no Castelão. Foram quatro vitórias nos últimos quatro confrontos em casa: Londrina, Brasil de Pelotas, Oeste e Náutico. O Bahia, por sua vez, não é um visitante indigesto. Só venceu uma única vez fora de Salvador, o Goiás no Serra Dourada. Isso aliado ao fato do time não está apresentando um futebol vistoso e confiável (ainda, espero) e a quantidade numerosa de desfalques, deixa o torcedor com pé (ou os dois) atrás e sem aquele brio e otimismo natural da torcida tricolor. 

Se o Bahia quiser realmente brigar forte pelo acesso, tem que mostrar atitude e competência para vencer os jogos de 6 pontos contra os concorrentes direto, há começar pelo Ceará neste sábado. Essa partida pode ser o divisor de águas para equipe de Guto Ferreira, que estreou com o pé direito vencendo o Oeste por 2 a 0 quebrando a série negativa de quatro jogos e espera repetir o feito diante dos cearenses conquistando seu primeiro triunfo fora de Salvador. Para isso, terá que superar perdas importantes. Marcelo Lomba, Régis e Danilo Pires, todos vetados pelo departamento médico, são desfalques, além de Tinga, esse não tão sentido. Em contrapartida, terá o retorno do atacante Edigar Junio, recuperado de lesão. De resto, nada de novidade.


Veja detalhes do jogo:

Ceará x Bahia, 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Local: Castelão, Ceará

Horário: 19h30

Time provável: Douglas Pires; Hayner, Jackson, Lucas Fonseca e João Paulo; Feijão (Paulo Roberto) e Juninho; Edigar Junio, Renato Cajá e Thiago Ribeiro; Hernane.

Desfalques: Marcelo Lomba, Danilo Pires, Régis, Tinga, Mário e Gustavo estão machucados.

Pendurados: Zé Roberto.

Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhaes apita o jogo, auxiliado por Wendel de Paiva Gouveia e Michael Correia. Todos são do Rio de Janeiro.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário