Bahia: Não cutucar o diabo com vara curta. O terror

Lembro-me da antiga Fonte Nova. Havia, nas arquibancadas, separação das torcidas, mas na “geral” e nas cadeiras todos se misturavam, sem problemas. Lembro-me quando houve os primeiros conflitos entre torcedores, em São Paulo, e, posteriormente, a realização de um BAVI. Para evitar espelho dos atritos registrados, na capital paulista, fizeram aqui uma reunião entre várias autoridades, com os líderes de torcida, traçando as medidas preventivas.

Na época, pensei: se tínhamos um comportamento exemplar, por que esta iniciativa? Talvez por pessoas necessitadas de holofotes, pois iriam plantar a semente da discórdia. Exatamente, o que ocorreu, pela primeira vez, houve conflito fora do estádio.


É o caso dos preparativos, para enfrentamento do terrorismo. Estão dando um show, com exibição quase diária, pela mídia, quando deveria ser de forma sigilosa. Há um provérbio português que aconselha não cutucar a onça ou o diabo com a vara curta. É o caso. Passa-se uma imagem, que estão desejando atrair o inimigo, para aparecerem na mídia internacional.

As simulações, por exemplo, em Salvador, se transformaram num espetáculo dantesco, digno de um drama da Broadway . Fizeram maquiagem profissional nos participantes, como se houvesse realmente feridas profundas. Fizeram explodir uma bomba, talvez importada de Cruz das Almas, que, pelo barulho, não sei como não danificou os vidros do metrô.

Todos representando o terror, mas como na nossa terrinha, tudo vira comédia, depois da explosão quase de mentirinha, saiu um segurança do trem, andando bem devagar, nos passos arrastados de nossos antigos nativos, esquecendo-se ele que seria também um coadjuvante daquele espetáculo free. É a nossa marca. Posteriormente, chega o policiamento e o socorro, dizem depois de 20 minutos. Imaginem vocês, que todos sabiam do treinamento. Na verdade, foram até apressados demais, pois gostariam, talvez, levar mais tempo, pois a morte subsequente se evitaria trabalho de remoção para o hospital.

Importante que vocês vejam as cenas exibidas e reportagem da TV BAHIA , toda a simulação, maquiagem e o tal do segurança, na maior tranquilidade passando junto ao repórter Jony.

Estão provocando esses radicais, em todo o Brasil, ou não?

Veja como foi

Atahualpa – Torcedor, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário