Torcida colada na estreia do Vitória no retorno a Série A

Torcer pelo Vitória em pleno Estado da Paraíba a ponto de formar uma torcida e poder fazer excursões, se reunir para assistir aos jogos e, ainda por cima, fazer ação social transformando uma paixão futebolística em benefícios para a população carente. Essa é a torcida Nêgo Jampa, que há quase 11 anos transita pelos bares de João Pessoa e estádios do Brasil bradando pelo rubro-negro baiano.

Neste domingo (15), no estádio do Arruda, Recife, a torcida organiza uma caravana para acompanhar o retorno do time para a Série A do Brasileirão, na estreia da competição, contra o Santa Cruz, às 11h. Curiosamente o adversário será o mesmo da fundação oficial do grupo, em 16 de agosto de 2005.

O jogo também será para a equipe celebrar junto à torcida o 117º aniversário (comemorado nesta sexta-feira, 13 de maio) e o título do Campeonato Baiano 2016 (conquistado sobre o maior rival na última semana). Para mais informações sobre a excursão da Nêgo Jampa a Recife no próximo domingo, 15 de maio, entrar em contato pelo telefone (83) 988043256 ou facebook.com/torcidanegojampa

Sobre a Torcida

A Nêgo Jampa é a mais antiga torcida do Vitória fora da Bahia. É formada, em sua maioria, por baianos (filhos de Salvador, Juazeiro, Irecê, Itabuna, Itiúba etc) que se mudaram para João Pessoa para trabalhar ou para estudar, e por cá ficaram. Entretanto o inusitado está na presença de dois integrantes legítimos paraibanos.

A escolha do nome une referências diretas entre o clube e a localidade. Da bandeira do estado paraibano aproveitamos as cores (vermelho e preto) e a inscrição “NEGO”, que adaptada, se tornou menção ao apelido do Vitória: “NÊGO”. Da capital paraibana nos apropriamos do termo carinhoso que os locais dão a João Pessoa: “JAMPA”.

Durante esses mais de 10 anos de existência, a Nêgo Jampa já percorreu diversos estádios pelo Brasil e é presença constante nos jogos do nosso brioso Vitória nos estados vizinhos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do santuário rubro-negro, Barradão.

Além das reuniões para acompanhar o clube, o grupo também promoveu ações sociais, como a arrecadação, entre os próprios membros, de quase 100kg de alimentos e dezenas de peças de roupas para doação ao Hospital Padre Zé, localizado na capital paraibana.

A Nêgo Jampa integra a Rede Vitória sem Fronteiras, movimento que tem a função de incentivar a formação e aglutinar grupos de torcedores do Vitória fora de Salvador. O objetivo é criar focos de representação do vitória e do estado baiano, preservando vínculos afetivos, de cultura e identidade. Entre as ações estão a colaboração para que haja uma organização que represente e situe o torcedor em cada cidade (definição e divulgação de lugares para assistir aos jogos etc).

A Rede Vitória Sem Fronteiras se divide em três nucleos: interior, outros estados e exterior. Hoje já existem grupos funcionando em outros estados como: Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraná, Rondônia e Roraima, além do Distrito Federal. No exterior, os projetos pioneiros se situam em Angola e no Peru. No interior baiano a rede já se espraia por dezenas de cidades como Alagoinhas, Valença, Santo Antonio de Jesus, Riachão do Jacuipe, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Jacobina, Juazeiro, Itaberaba, Serrinha, Ilha de Itaparica etc.

Marcos Thomaz

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário