O que esperar do Esporte Clube Vitória na Série A.?

O Campeonato Baiano finalmente e graças a deus acaba neste Domingo com o Esporte Clube Vitória com grande possibilidade de roubar do Bahia, uma breve supremacia no estado. Pode até perder por 1 x 0, que não terá prejuízo para a condição de campeão e isto, de certo modo, trás uma empolgação natural do torcedor do Leão. Ao Bahia resta tirar leite de paralepidídeos, transformar em pó e depois aplicar 2 x 0 no maior adversário. Impossível não é, mas é complicado, não pelo Vitória ser muito e sim, pelo Bahia do momento ser pouco, aliás, uma opção da direção do clube.

No entanto, seja lá o campeão, não terá tempo para comemorar ( ainda que houvesse, a comemoração não passaria de 24h), já que seis/sete dias após, começa o Campeonato Brasileiro da Série A e B, com o Bahia estreando na Arena Fonte Nova enfrentando o Avai, enquanto o Leão em um jogo em horário mal-assombrado (11h) no Estádio José do Rego Maciel, em Recife, encara o Santa Cruz, num duelo de clubes que subiram no ano passado. E ai, quais são as chances do Leão nesta competição? Cai, fica entre os 10, vai brigar por uma vaga na libertadores? Pode sonhar com um título que busca desde da sua fundação?

Pra mim o campeonato brasileiro série A – de pontos corridos – sempre será dividido em 2 blocos.

Bloco 1)

Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras

Atlético MG e Cruzeiro

Grêmio e Inter

Flamengo e Fluminense

Bloco 2)

Vitória, Botafogo, Atlético-PR, Coritiba, Sport, Ponte Preta, Santa Cruz, América MG, Chapecoense, Figueirense.

A briga no bloco 2 é grande e nivelada. Sejamos realistas. Ficar entre os 10 é o objetivo principal quando inicia esse campeonato para todos os do grupo 2, infelizmente essa ainda é a realidade. Quando vez ou outra tem alguém do grupo 1 que não vai bem, sobra uma vaga acima.

Atualmente não vejo nenhum dos 10 do grupo 2 que objetive somente fugir de rebaixamento. Todos estão se reforçando e nivelados para brigar pela “ponta do grupo 2”. Como também nenhum se reforçou ou irá se reforçar ao ponto de brigar pelo título.

Portanto, não vejo ninguém na série A atual com time de série B. O que tem é essa divisão histórica desde que iniciou esse campeonato de pontos corridos. Antes disso, em formato mata a mata é diferente (semelhante a Copa do Brasil e Nordeste), onde times menores (de menor investimento) podem surpreender mais facilmente.

Marcelo – Torcedor do Vitória e amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário