O Bahia tem péssimos fundamentos de gestão do futebol

As certezas da diretoria do Bahia vão se tornando pó ao mesmo tempo que o clube também tem superavit na gestão do clube. Uma coisa que a torcida do Bahia parece não entender ainda é que não se faz futebol sem receitas, e um clube superavitário mais cedo ou mais tarde engrenará. O problema, contudo, persiste no departamento de futebol e na cúpula que envolve o presidente quanto a alguns conceitos que se mostram ineficazes em relação as estratégias e formulações de políticas e contratos com treinadores brasileiros, a recuperação das tradições do clube com o futebol ofensivo e um contrato com um estádio que não oferece o que o torcedor mais quer, qual seja, ingressos baratos.

Os conceitos que o presidente tinha enquanto jornalistas não se prestam na prática do dia a dia para a administração do futebol em que pese o “Feeling” para trocar de técnico no tempo certo, a tendência para privilegiar garotos da base em detrimento de jogadores mais tarimbado e a aposta numa política de submissão do interesses do Bahia aos interesses do Estado da Bahia para jogar seus jogos na Arena Fonte Nova, que não tem dado ao torcedor tricolor uma política de flexibilização de preços em jogos decisivos para lotar o estádio em decorrência dos interesses do clube em trazer seu torcedor proletário de volta com preços módicos a fim de pressionar o time adversário

A permanência do treinador por toda uma temporada não há evidência empírica no Brasil que um treinador brasileiro suporte perdas de campeonatos e consiga recuperar a confiança do grupo. O problema é cultural, mas também isso se deve a falta de preparo de nossos técnicos que estão hoje bastante mal vistos pelo mundo em razão de principalmente falta de capacidade técnica de montar times que consigam vencer os grandes campeonatos sul-americanos, a tragédia do último campeonato mundial e por último a escassez de técnicos que o Bahia possa trazer no currículo de trabalhos por longas temporadas. A baixa qualidade de nossos técnicos tem muitas causas também pela excessiva falta de responsabilidade dos dirigentes em realizar com seus treinadores “workshops” para melhorarem sua bagagem teórica.

A tendência para privilegiar os garotos da base tem se mostrado um erro grave e decisivos em pelo menos dois jogos de finais de campeonato que o Bahia disputou na Copa da Nordeste nos últimos anos. Não falarei nem de erros de passe nos últimos BaxVis ou perdas de bola que propiciaram ataques do adversário que redundaram em gol, vou me contentar em apontar esses dois jogos da Copa do NE que mostraram a precipitação de colocar jogadores ainda sem a vivência de jogar finais de campeonato para setores do campo em que vale muito a experiência e a confiança dos defensores dentro de campo para intimidar o ataque adversário em suas investidas. O tricolor sofre gols muito bobos praticados por erros de jogadores juvenis.

A possibilidade de mudar o mando de campo para Pituaçu para o Bahia deve ser estudada com maior carinho pela diretoria tricolor. A Arena Fonte Nova não vem cumprindo as contrapartidas contratuais que o Bahia exigiu para jogar nesse estádio, assim como o tricolor não tem liberdade para jogar em estádios que poderia praticar um ingresso a custos menores para chamar seus torcedores da classe proletária. Torcedores que são muito mais identificados com o time e que estão se afastando do clube e o trocando por uma mesinha de bar com um transmissão de tevê regados a cerveja mais barata e a um custo de transporte zero.

Por isso, é preciso a diretoria responsavelmente voltar a colocar a cabeça para funcionar e rever suas políticas que fundaram essa gestão antes que seja tarde demais para trazer o Bahia para a primeira divisão do esporte nacional e voltar a conquistas títulos importantes. Não bastam, assim, superavits em contas do Bahia, um equilíbrio financeiro, é preciso também coragem para mudar e fazer diferente em que pese o grande pessimismo que tomou conta da torcida o Bahia nos últimos dois anos com perdas de campeonatos importantes e da tão sonhada ascensão ao futebol da elite nacional.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário