O Bahia não pode cometer o mesmo erro de 2015

O Bahia tem pela frente dois confrontos de extrema importância, Náutico nesta terça e Paysandu na sexta, ambos os jogos na Arena Fonte Nova, ou seja, 6 pontos mais que obrigatórios, é impensável esperar outro resultado que não seja dois triunfos para acumular gordura neste início de Série B. Porém, na prática não é bem assim, o comandados de Doriva vêm sofrendo para vencer dentro de seu domínio, ainda que criando muitas oportunidades, transformam o fácil no difícil, esbarram nos irritantes erros de finalização e não conseguem resultados expressivos, ou diria, ao menos tranquilos, sem a necessidade de testar a paciência do torcedor. 

Série B é isso. Ganhar em casa e pontuar fora. E também tirar pontos das equipes que brigam na parte de cima da tabela, fato que não ocorreu na temporada passada. Por isso, o Bahia tem a obrigação de somar 6 pontos diante do Náutico e Paysandu, dois times ‘cascudos’ e que deverão estar na briga pelo acesso, ou seja, os pontos perdidos agora podem fazer muita muita falta no final. O fator “casa” será decisivo para conseguirmos o acesso à Série A, contudo, é preciso abrir os olhos para que não se repita o erro fatal de 2015 que culminou na permanência da equipe na segundona, como inteligentemente destacou Renato Sousa. Veja abaixo: 

“Acho que não podemos cometer o mesmo erro do ano passado, ganhar pontos dos times que não lutam pelo acesso e nos acovardarmos diante dos concorrentes diretos. Dos 4 times que subiram ano passado, Botafogo, Santa Cruz, Vitória e América-MG, o Bahia não conseguiu ganhar de ninguém.


Botafogo – 1 empate e 1 derrota (1 ponto)

Santa Cruz – 2 derrotas (0 ponto)

Vitória – 2 derrotas (0 ponto)

América-MG – 2 empates (2 pontos)


Foram 3 pontos conquistados em 24 disputados, um aproveitamento de 12,50% o que foi crucial para o nosso fracasso. Com um aproveitamento de 50% subiríamos com folga. Este ano já não pontuamos diante do Vasco, no nosso primeiro confronto direto. Náutico também pode surpreender e lutar pelo acesso, o que aumenta nossa obrigação de vitória hoje. E contra o Goiás (creio que também será forte concorrente ao acesso) precisamos pontuar mesmo jogando fora de casa. Ou ganhamos dos concorrentes diretos ou acredito que não subiremos novamente.”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário