Mataram o campeonato baiano!

O campeonato baiano morreu e tenho os seus assassinos: de um lado tivemos a FBF, a CBF e o Vitória a rasgar o regulamento do campeonato, do outro lado os interesses financeiros da TV Bahia. Foram espetáculos deprimentes, erros de arbitragem clamorosos ( será que operaram o Bahia?). O fim do campeonato baiano por deficiência técnica era iminente, mas, agora, é por falta de moral e respeito ao orgulho da Bahia esportiva, o E.C. Bahia. 

A Federação e o Vitória, últimas capitanias hereditárias da Bahia, transformaram o BaxVi  dentro de campo e fora dele num espetáculo de horrores e arbitrariedades. Rasgaram o regulamento, arbitragens falhas ( manipuladas?) e para finalizar realizaram uma festa de comemoração ontem encastelados e sem a participação do Bahia. O tricolor enviou um humorista querido da torcida tricolor, pois com o absurdo pode a ironia dialogar com mais inteligência ao descalabro e tedioso campeonato.


O Bahia, porém, dentro de campo comete os mesmos erros que culminaram com as perdas sucessivas em BaxVis (apesar de erros da arbitragem) e no campeonato do nordeste. Muitos erros técnicos em cruzamentos de laterais, gols perdidos em profusão e um relaxamento no primeiro jogo da final inexplicável. O Bahia precisa de um novo técnico, principalmente! Doriva não encontrou um conjunto, não conseguiu trocar as peças necessárias para evitar os erros sucessivos de seus jogadores. 

Treinador derrotado em 2 campeonatos não tem como permanecer num clube que não costuma perder BaxVis e nem campeonatos onde liderava. Esse espírito derrotista de Marcelo Santana parece uma marca de sua administração, que parece preocupado em afinar mais a retórica que agir prontamente para evitar que como no ano passado sua insistência em técnicos medíocres acabem por desmobilizar a torcida do Bahia.

Mas, tenho pena mesmo é de torcedores iludidos como o do E.C.Vitória que tem sérios riscos de descer de divisão. A aliança do Vitória com a CBF e a Federação baiana não dará certo para prejudicar os times que jogarão o Brasileirão. Não interessa a CBF proteger o Vitória em detrimento dos outros clubes brasileiros com muito mais tradição e dinheiro que o glorioso clube do antigo aterro sanitário de Salvador. 

O Vitória agora está sozinho com sua tradicional falta de competência para permanecer na elite. É um clube “golfinho” (faz uma graça e desce). Será que terá em finais penais contra e a favor marcados irregularmente? Creio que não! Estará fadado o Vitória a ser o mero coadjuvante de sempre internamente do campeonato baiano, e no Brasileirão um inexpressivo time sem títulos.

…………

Ontem, o Bahia enviou um representante a altura da palhaçada desse campeonato, uma alegoria do que é a administração da FBF, mas cabe uma pergunta: O Bahia sozinho conseguirá feito o “superman” vencer uma briga que não consegue vencer nem dentro de campo com times ruins e técnicos fracos? É certo que a diretoria escolheu o enfrentamento contra a covardia, contudo o Bahia sabia que seria prejudicado com essa estratégia perigosa que não tem dado ao Bahia um ambiente mais tranquilo para trabalhar. 

O Bahia precisa superar a da fase de rebeldia do presidente e o campo social em que ele transita para ao final do campeonato não transferia toda a culpa para terceiros. Não é possível perder dois campeonatos e iludir a torcida como se tudo fosse obra da arbitragem! O Bahia precisa focar no futebol, não precisa ser protagonista de uma moralidade no futebol que só virá com a união de Bahia e Vitória. Talvez, um dia torcedores baianos se cansem de serem manipulados por dirigentes sem a menor condição de estarem a representar o nosso futebol.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário