Vai começar o Brasileirão da Série B e o Bahia é favorito!

O Campeonato Brasileiro da Série B terá muitos atrativos na sua edição 2016, como a grande variedade de estados representados e as forças de clubes que estiveram na elite recentemente. O Vasco, rebaixado em 2015, é sem sombra de dúvidas o grande favorito ao título e consequentemente ao acesso da competição que começa nesta sexta com três jogos. Avaí e Joinville, que comemoraram o acesso junto com o time carioca em 2014, também foram afetados pelo efeito “iô-iô” e não se sustentaram na Elite na temporada passada, amargando o descenso.   

A força da Série B deste ano pode ser medida por um dado relevante: 8 times que hoje estão na segunda divisão estiveram na elite nos últimos 5 anos. Atlético-GO, Avaí, Bahia, Ceará, Criciúma, Goiás, Joinville e Vasco. São equipes que conheceram o caminho do acesso recentemente e farão uma boa briga em 2016. Serão 14 estados representados, diferente de 2015 que somou 15 estados. Só para um efeito comparativo: Na Série A teremos apenas 8 estados envolvidos. 



Em relação às regiões do Brasil, esse equilíbrio também fica comprovado na Série B: serão 6 times do Sul, 5 do Nordeste, 4 do Centro-Oeste e 4 do Sudeste, além do Paysandu, o único da Região Norte. Assim como foi em 2015, a competição promete ser muito acirrada em 2016, é claro, agora com o grau de dificuldade elevado se analisado os times que disputarão as quatro vagas na elite em 2017. Podemos citar facilmente 10 clubes com reais chances de garantirem o acesso, seja pela tradição, momento e/ou qualidade do elenco.

Na minha opinião, uma vaga já está garantida, a do Vasco da Gama, neste caso, restariam 3 para 19 equipes. Posso estar sendo leviano, mas é impossível não pensar no clube carioca entre os 4 classificados ao final do campeonato, só em caso de uma fatalidade, além de ser o franco favorito ao título da Série B. O Esporte Clube Bahia, com as chegadas de Renato Cajá e Jackson somados aos rodados Hernane e Thiago Ribeiro, e contratando mais uns 3 a 4 reforços pontuais, entra com força para garantir o acesso e, quem sabe, ser a pedra no sapato do time Cruzmaltino na disputa pelo título. Aposto, boto fé e faço figa no acesso tricolor, mas sem esquecer do Goiás, bicampeão goiano, que vem se reforçando bem e armando um time experiente, inclusive, apostando no retorno do meia Léo Lima e contando ainda com os meias Daniel Carvalho e Jhon Cley (ex-Vasco) além dos atacantes Cléo e Cassiano.  

Paysandu (campeão paranaense e da Copa Verde), Criciúma, Avaí, Joinville, Ceará, Náutico, além do cascudo Sampaio Corrêa do volante Marcos Assunção e do atacante Pimentinha (finalista no campeonato maranhense 2016, e ficou no quase na temporada passada para assegurar o acesso) são outros que podem figurar com frequência no pelotão que brigará para retornar à elite em 2017. Como futebol é emoção e emoção é imprevisível, sempre surgem aquelas surpresas, por isso não podemos deixar de citar os demais concorrentes que, na minha opinião, correm por fora, contudo, podem surpreender. Olho aberto com Bragantino (bateu na trave em 2015), Luverdense (atual campeão mato-grossense), Oeste, Vila Nova-GO (campeão da Série C de 2015), Tupi-MG, Londrina, Atlético-GO, Paraná, Brasil de PelotasCRB (atual campeão alagoano) dos centroavantes Lúcio Maranhão e Neto Baiano.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário