Bahia e Vitória decidem hoje o Campeonato Baiano 2016

Acaba hoje o Campeonato Baiano na sua 112ª edição, com choros, sorrisos, zoações e lamentações, com o Bahia buscando seu 47º título e o Vitória o de número 27, ambos almejando o mesmo objetivo para depois seguir cada um o seu rumo e caminhos diferentes. Após os 2 a 0 na ida, o Rubro-Negro entra em campo mais tranquilo podendo perder até por 1 gol de diferença para levantar a taça, ou seja, missão nada fácil para o pressionado Esquadrão que precisa reverter o resultado do primeiro duelo, resumindo, vencer por dois tentos de diferença, independente do placar, para conquistar o tricampeonato estadual.    


O Esporte Clube Bahia (dono do melhor ataque) e o Esporte Clube Vitória (dono da melhor defesa) somam números parecidos na temporada, sendo mais claro estatisticamente falando, o Tricolor em 2016 já disputou 23 jogos (entre Baiano e Copa do Nordeste), somando 17 triunfos (74%), 3 empates (13%) e 3 derrotas (13%), enquanto o Leão entrou em campo 14 vezes, somando 11 vitórias (79%), 1 empate (7%) e 2 derrotas (14%).   

Um fato interessante para o lado rubro-negro é que, nas duas únicas derrotas do time até o momento na temporada, os volantes William Farias e Amaral não atuaram juntos os 90 minutos, sendo um ou outro substituído no decorrer da partida. Para levantar a taça, o Bahia precisar vencer por dois gols ou mais de diferença, fato que se repetiu 8 vezes na temporada (5 pelo estadual e 3 pelo torneio regional), porém, todos contra time fragilizados e de baixo escalão. Juazeirense, Bahia de Feira (2x), Galícia e Fluminense de Feira (Campeonato Baiano), Confiança (2x) e Globo-RN (Copa do Nordeste).

Hoje às 18 horas e alguns minutos, saberemos o legítimo Campeão Baiano de 2016, em decisão com início às 16 horas na Arena Fonte Nova, onde tudo indica que não deveremos ter um público digno de um BA-VI e ainda por cima valendo título, tudo por conta do resultado negativo no Barradão, que afasta o torcedor do Bahia pessimista e desacreditado. Porém, seja no estádio, vendo pela TV ou ouvindo pelo rádio, o importante é torcer e empurrar o Esquadrão com reais chances de reverter o revés e se for merecedor, sairá de campo com o tricampeonato. O impossível é apenas questão de opinião.

 BBMP!

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário