O Bahia, o Vitória, o caso Victor Ramos e o medo!

Meus amigos, estava ausente em Salvador e acompanhava, pelo celular as notícias de nosso futebol, mais precisamente através do querido blog. Vi que os noticiários e comentários se concentraram na análise da legalidade da inscrição do atleta Victor Ramos. Opiniões, pela ilegalidade, através de nobres advogados, com catarata nas cores vermelho e azul e através de leigos, “juristas” de balcão de bar. Infelizmente, não tive condições de dar o nosso palpite sempre respeitoso.


Divido este opinativo em partes.

SOBRE OS DIRIGENTES DO BAHIA

Não critico a iniciativa da direção do Bahia, para auxiliar o Flamengo baiano ou no ingresso como terceiro interessado. O tricolor sem o Vitória tem 99,9% de chance de ganhar o campeonato, mas na verdade o que está motivando este tsunami é do lado do Presidente a sua sobrevivência PESSOAL como dirigente e de parte da torcida, uma compensação de seguidas frustrações.

Apesar de neste blog existirem alguns “afilhados” do Presidente do Bahia, mas existem muitos que o criticam duramente, mas ainda, quando os microfones EM TODAS AS EMISSORAS são disponibilizados aos torcedores do Bahia, estes não perdem a oportunidade de expressar o devido descontentamento. No sábado houve protestos tricolores depois do jogo contra o FLU.

Ora, os dirigentes tricolores se ampararam nos estudos que realizaram nos arquivos internos, do próprio Bahia, contaminados por milhares de ácaros, pertinentes aos antigos gestores e sobre os famosos “tapetões” (tão bem destacados por aqui pelo torcedor Victor Hugo), iniciando-se na “bíblia” do tricolor, cuja obra de autoria de um ex-Presidente já falecido. O Presidente tricolor ciente está que a sua liderança há algum tempo se encontra fragilizada. No popular: momento oportuno para aparecer. Se fosse o inverso, com o Vitória, com dirigente fragilizado, tomariam a mesma conduta.

E MAIS: A grande jogada é o preparo para se atenuar eventual perca do título. Se o Vitória vencer, vão dizer: “ESTE TÍTULO NÃO TEM VALIDADE vamos lutar na FIFA”. Sempre o futebol da Bahia foi assim, só os bobões e xiitas serão contaminados. O torcedor consciente, não!

SOBRE ALGUNS TRICOLORES QUE ESCREVEM NESTE BLOG

A torcida tricolor vem sofrendo muito, amargando O NONO LUGAR DE UMA SÉRIE B e vendo o seu rival, sendo um dos 20 grandes do Brasil em 2016. E MAIS: perdendo o seu maior ídolo Kieza. Mais um duro golpe. Não só isso, vendo o Vitória investir em outros esportes, contratando jogadores de Série A, pensando já transformar o seu estádio, numa ARENA, ampliando campos de treinamento e ela sofrida torcida tricolor correndo risco de perder até o Fazendão.

Aproveitaram (parte) o caso de Victor Ramos, para compensar suas invejas e frustrações. Muitos defendendo a moral e se esquecendo do passado. Sinceramente, já testemunhei tantos fatos graves no futebol brasileiro, mas NUNCA VI tamanho tsunami, em copo de água, neste querido blog, como ultimamente.

Mais uma colocação que faz PARTE DA TORCIDA abraçar o seu Presidente: O MEDO. Sinceramente, sou talvez ultrapassado ao afirmar que clássico é clássico, pois acho que sempre os BAVIs não terão favoritos. Cada um vai com 50% de chance, mesmo que hoje o Bahia seja de Segunda Divisão e tenha time inferior, mas o tricolor TAMBÉM tem toda chance para triunfar, apesar do “azar” (segundo alguns por aqui) repetido,nestes últimos anos, e, por isso, o ideal, para esses, é a saída do Vitória. Vitória eliminado, resolvem-se os problemas. O seu digno Presidente não “balançaria” mais uma vez e a torcida não iria continuar chorando.

Lembrei-me dos velhos tempos, da época do ex-Esquadrão de Aço. Como o Bahia mudou!!! O pavor é tanto, que passa dos limites e começam a criar factóides, acusar pessoas, etc.. Li tantos absurdos… O Bahia hoje se tornou um clube pequeno.

FELIZMENTE, grande parte dos tricolores não tem a visão dos xiitas que desfilam por aqui. Escutei em várias emissoras o AUTÊNTICO TORCEDOR DO BAHIA, que critica a atual direção e que deseja enfrentar o Vitória, com dignidade, com a força de uma torcida poderosa, querendo resgatar o seu passado e não parte desta que está tremendo e comprando fraudas.

SOBRE RAIMUNDO VIANA

O Vitória colocou um atleta para atuar, com respaldo da CBF e da FBF. Ponto final. Procuradores e Presidente do TJD visualizaram no sentido de FORMALMENTE a transferência ser considerada nacional, pelos fundamentos expostos.

Li aqui destaques afirmando ser o Presidente do TJD torcedor do Vitória. Ora, ora, só temos dois clubes. Os componentes do TJD serão rubro-negros ou tricolores, mas o destino também soprou favoravelmente ao Vitória, quando li que os Procuradores que reconheceram a improcedência da denúncia são tricolores. E mais, o primeiro a reconhecer a legalidade da inscrição foi um radialista reconhecido como um tricolor fanático.

Contudo, sinceramente, há de se exigir mais do Presidente do Vitória, pela sua experiência de vida, pela sua cultura jurídica (é um mestre) e, principalmente, por testemunhar “in loco” maior parte dos tapetões do futebol baiano. Não colocaria Victor Ramos para jogar no baiano.

Não porque ele esteja inscrito ilegalmente, Não! Não!, mas seguindo a prudência. No Direito tudo se discute. Sempre se busca a hermenêutica, para interpretar os textos legais. O Raimundo Viana sabe que os Tribunais Estaduais e Federais erram e MUITO. Verdadeiros absurdos. Imaginem os relacionados ao esporte.

Ora, pergunto ao torcedor rubro-negro: para vencer o baiano, seria indispensável o Victor Ramos? Não! Ontem mesmo, em Juazeiro, salvo engano, ele falhou em um ou dois gols. Se fosse o Kieza, tudo bem, porque somos pobres no ataque.

A tendência é o STJD ratificar o legalmente e justo decidido, no TJD, mas se surgir alguém “equivocado” por lá? É o caso no trânsito. Você leitor está LEGALMENTE na sua mão de direção e vem um maluco, na contra-mão. O que você faz? Lança o seu veículo para o acostamento. É a chamada DIREÇÃO DEFENSIVA, exercida no dia a dia, neste trânsito caótico. Faltou a Raimundo Viana a “direção defensiva”. Evitar-se-iam os riscos e tumulto interno para o elenco. É o que penso.

ATAUALPA – Torcedor do Vitória, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário