Não sejamos rola-bosta: Vitória 2 x 0 com méritos

Antes do jogo deste domingo, entre o Vitória e o Bahia, li, inclusive, neste querido blog vários opinativos, demonstrando o triunfo provável do tricolor, num favoritismo blindado pelos torcedores amantes do Bahia e por uma quase unanimidade dos integrantes da mídia baiana.

Representando este otimismo, destaco o comentário de Dalmo, com justiça, muito elogiado, que abandonara o seu procedente pessimismo de 2015 e retornara aos braços frenéticos e em delírios dos camaradas BBMP,

Não fiquei preocupado com este favoritismo, mas confesso que fiquei com dúvidas, porque teríamos uma defesa, com quatro nativos, incluindo Caíque, que, do Sub-19, iria jogar pela primeira vez no profissional e logo contra o Bahia.

Mas, discordando da crônica de Dalmo, acho que clássico é clássico. Posso estar até ultrapassado, mas os resultados sempre assim destacaram, principalmente, quando um chega como favorito, mas termina perdendo. Depois do resultado do jogo deste domingo, a tese de nosso amigo vai terminar a nos convencer, pois há, salvo engano, mais de 2 anos, que o Bahia não vence o Vitória, matando o meu convencimento da imprevisibilidade dos clássicos.

O resultado de ontem foi benéfico ao Bahia, para focar a verdade, nos fanáticos, que, inclusive, por aqui, estavam ressalvando que o tricolor dormia no ápice, como melhor time brasileiro, pela sua invencibilidade e pelos acertos de sua direção em 2016. Basta-se ler inúmeras matérias.

Acreditava inclusive que os âncoras tricolores deste Blog redigiram, durante a semana, o famoso “nariz de cera” para diminuir o seu trabalho, no domingo, com a provável goleada sobre o Vitória.

Com todos estes indícios, comecei a ter confiança no triunfo rubro-negro, pois o Vitória, quando favorito, pela crônica tricolor, perde. Como já disse, fiquei preocupado, com a nossa jovem defesa, mas felizmente o Caíque nos deu uma grata lição, com os seus quase 2 metros de altura, fez um outro amigo nosso tricolor, por aqui, ex-defensor desesperado do Jeanzinho, ficar mais corado, do que nunca. Há de se destacar também a tática do Mancini e a excelente exibição de Marinho, uma significante contratação.

Falei aqui sobre o tal do nariz de cera, mas nas emissoras há algo equivalente. Em todos os VIBAs tem um radialista que já prepara antes, o após jogo. Se o Vitória perde, cacete no Raimundo Viana, nos itens já anotados e também relação de determinados oposicionistas rubro-negros, para eventuais entrevistas e se o Bahia perde, cacete no Marcelo, sendo que para este não há necessidade de entrevistar Conselheiros do Bahia (existe oposição por lá?), pois o Santana ainda é devedor, na direção do ex-esquadrão.

O que mais uma vez fico impressionado é com a reação de parte da torcida tricolor. Vamos compará-la, para exemplo, com a torcida corintiana. Lá, quando se perde, as críticas são direcionadas, para os jogadores e diretores. Por aqui, a vaidade e o orgulho cobrem o insucesso e destaca a arrogância. O torcedor (qualquer um) tem que reconhecer a incompetência de seu clube e exigir mudanças ou cobrar mais seriedade. Não se pode é virar um besouro, coleóptero, chamado também de escaravelho, que possui estranho hábito alimentar, são coprófagos, se alimentam de fezes e por isso são denominados de “rola-bosta”.

Li aqui, no Blog, que o azar continua sendo o pior rival tricolor. Outro, diz que, apesar da derrota, o Bahia continua líder deste campeonato “fantástico e dificílimo” que é o baiano. Li, também, que foi um jogo de dois tempos. O Bahia talvez impecável, no primeiro tempo e com azar, no segundo tempo, contrariando todos os analistas que escutei ontem, que reconheceram total superioridade dos vencedores. Até desculpa, de alguém do Bahia, não me lembro se fora o treinador, ao justificar vantagem do Vitória, pela experiência de seus elenco, quando se esquece da juventude, do goleiro e em três da defesa. Escutei e li que o Bahia só perdeu por causa de dois erros. Uma estúpida justificativa, pois nunca vi um time vencer sem o erro do adversário e nunca vi o rabo da sereia Yemanjá lançar a bola para o gol.

Quanto ao Vitória, a Diretoria deve ficar sempre atenta, pois não se pode testar um time, com este campeonato regional que temos e com o um clube da segunda divisão. Há de se aguardar a inclusão dos novos contratados, para realização de amistosos, com clubes de igual divisão. Não festejo muito o jogo de ontem, temos que melhorar. Enquanto o Bahia deve ter como alvo sempre a Série B e não ficar abraçando o campeonato baiano. Campeonato Baiano só é bom politicamente, para o dirigente. Não sejam o “rola-bosta”.

Ataualpa – Torcedor do Vitória, amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário