Esporte Clube Bahia: Do fracasso ao medo!

EM 1999, assim como em 1997 Bahia de Itinga e o Vitória faziam o duelo pelos títulos do campeonato Baiano e do Nordeste. Em 1997, de modo traumático e humilhante com direito a goleadas o Bahia de Itinga perdeu as duas finais, para uma seleção armada por Paulo Carneiro: 1. Nilson; 2-Russo, 3-Moas e 4-Flávio, 6-Rubens; 5-Ney Santos, 8- Ueslei, 11-Gil Baiano e 7-Chiquinho; 12-Bebeto Gama e 9-Agnaldo esses endiabrados homens humilharam o tricolor num 3×0 acachapante. Porém, Sr. Marcelo Magalhães questionado precisava fazer diferente.

CONTEXTO HISTÓRICO FUTEBOLÍSTICO BAIANO DE 1999:

Na referida época o Vitória era o único baiano na série A, diga-se de passagem o mesmo assim como nas épocas atuais acumulava títulos na base. O Bahia, investia pesado para voltar a série A, e apagar a temporada de 1998, onde quase foi rebaixado a série C. O campeonato Baiano era disputado em turnos que poderiam ser decididos numa melhor de três em caso de campeões diferentes por turno. No nordeste as duas equipes baianas dominavam a competição de modo tranquilo fizeram campanhas confiantes em ambas competições.


O BAIANÃO DE 1999:

NO PRIMEIRO TURNO: Com grande campanha o time de Itinga, vence o torneio após derrotar o Vitória na Fonte Nova por 2×1. Com melhor campanha sagra-se vencedor

NO SEGUNDO TURNO: O VItória usa o Barradão como sua arma inverte a vantagem tricolor vencendo por 2×1. O Vitória venceu o Bahia com Petkovic brilha duas vezes em duas cobranças de faltas Ficando com o Segundo Turno.

TERCEIRO TURNO: Acontece a primeira partida com os tricolores de itinga vencendo por 2×0, conforme o regulamento a partida de Volta deveria acontecer no Barradão. ” O Vitória tinha o direito de escolher o campo em que disputaria a partida de volta da decisão do campeonato, mas o Bahia, numa ação judicial (ATRAVÉS DO ITAPAGIPE, LIGADO AOS GUIMARÃES), conseguiu fazer com que as duas partidas fossem disputadas na Fonte Nova (DE MODO ILEGAL, SÓ PARA CONSTAR), estádio do governo estadual, sem o consentimento do rival. Assim, no dia da segunda partida, cada time foi para um estádio, ambos celebraram W.O. e se consideraram campeões.

COMPREENDENDO O MEDO TRICOLOR:

No mesmo ano na Copa do Nordeste de 1999, que assisti atrás da Leões da Fiel, exterminando o tricolor de Itinga por um placar de 2×0. porém o Vitória acabou perdendo de 1×0 na Fonte Nova. O que fez do Vitória campeão do Nordeste, na soma das duas partidas pela 3ª VEZ O VITÓRIA É O MELHOR DO NORDESTE (1971, 1997 e 1999)sendo as duas últimas em cima do Bahia com resultados feitos no Barradão.

No mesmo ano pelo campeonato Baiano o Tricolor vinha de muitas derrotas nas vezes que enfrentou o Vitória no Barradão.

CONCLUSÕES LÓGICAS:

1) O e o Barradão
sediou partidas do brasileirão e as finais do da Copa do Nordeste, obviamente
podia sediar a final do baiano como já havia feito no mesmo ano.

2) O presidente
tricolor da época, vinha acumulando sucessivas derrotas para o rival e viu
naquela jogada uma saída de alívio.

3) Sabendo, que
do outro lado haviam jogadores como. Hernandez, Dejan Petkovic (artilheiro do
campeonato com 18 gols), Fernando, Arthur e baiano melhores médio campistas do
nordeste, ele sabia que a possibilidade de perder era imensa. Pois, quando
venceu enfrentou o vitória desfalcado.

4) Estava
enfrentando um time de divisão superior e com a maioria da torcida no estádio,
o mesmo que o fez conhecer várias derrotas mais 15 contra apenas duas vitórias.

DESFECHO:

Em dezembro de 2002, a Federação Baiana declarou que nenhum dos clubes tinha direito ao título, mas voltou atrás e, em 2005, as duas agremiações foram consideradas campeãs. A Federação por sua vez acaba beneficiando o Bahia que usou um Laranja (ITAPAGIPE).

CONTEXTUALIZANDO:

DO FRACASSO AO MEDO!

Não é de agora que um Presidente de nome Marcelo assume o rival e é espancado pelo Vitória, vendo sempre o rival em condições melhores vide a campanha dos outros dois Marcelos Guimarães(Pai e Filho). Pois todos esses MARCELOS SÃO MESTRES EM METER A SARDINHA EM ROUBADAS (VICE DO CEARÁ, GOLEADAS PARA O VITÓRIA E DISPUTAS DE DESCENSO OU SEM SUCESSO EM CENÁRIO NACIONAL)

Numa frigida “cara-de-pau”, tenta vencer por terceiros e eliminar o rival, pois somente com a saída do Vitória de duas competições seria possível ao time de Itinga, ter o papel principal. Em outras palavras, com um elenco mais forte o dirigente das “águas oceânicas” tem consciência da superioridade do rival e posa de arrogância mais uma vez. Porém atônita, a torcida do rival é inerte há presidentes buraqueiros, pois o último desgraçado desses no Vitória não durou nem dois mandatos aqui(REFIRO-ME AO ESTAGIÁRIO ALADO).

REFLEXÕES CRÍTICAS:

Usar o tapetão e criar polêmica para perturbar o Vitória tem sido, a saída para os presidentes “Megacômicos” tem utilizado para substituir a falta de resultados em campo. Apesar da rivalidade, fico admirado como seus intelectuais tricolores (a exceção da plebe) não percebem que esse é mais do mesmo, que seu tima apesar das rivalidades merecem alguém melhor no comando que busque resultados em campo com time e não com sobras.

Aí me, vem uns “intelectuais de segunda” que não percebeu que a entidade mantenedora do campeonato já confirmara a legalidade do VR3, que esta não vai ser questionada pela STJD que dará ganho de causa a entidade (FBF), pois foi ela que autorizou o atleta.

POR QUE NÃO JOGAR BOLA?

Falta de crédito, os que foram ao estádio viram que ambos clubes devem melhorar e que o Baiano não é parâmetro para nenhum dos dois. DISSO NINGUÉM FALA.

SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS, QUE ALÁ ESTEJA CONVOSCO

Tuaregue – Torcedor do Vitória, amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário