Associação aos clubes: Bahia é o vigésimo quinto no mundo

A associação é sempre indicada pelos especialistas como solução financeira dos clubes, ao mesmo tempo um grande problema, já que a adesão no Brasil está ligada diretamente ao sucesso em campo, agravando isto, tem a crise econômica pela qual atravessa o Brasil que vem prejudicando a ascensão dos times do país no ranking mundial de sócios-torcedores. Nesta quinta-feira, o site Maquina do Sport divulgou os números de associados de clubes estrangeiros e brasileiros, sendo o último tendo como base o Movimento por um Futebol Melhor


A grande novidade do ranking é que o Bayern de Munique, da Alemanha, assumiu a liderança da lista mundial. Os alemães derrubaram o Benfica, de Portugal, que durante anos foi o líder em associados. Também reflexo da crise econômica que afeta os portugueses, o Benfica foi ultrapassado pelo Arsenal, da Inglaterra.

Mesmo sem conseguir ganhar mais espaço na lista, os clubes brasileiros têm obtido ótima performance. Entre os dez clubes com mais associados no mundo, três são do país: Corinthians, Internacional e Palmeiras. O Esporte Clube Bahia parece na lista na 25ª quinta posição, no entanto, sabemos que o número expresso na lista não corresponde exatamente sócios ativo, digo em dias, já que em entrevista recente, o diretor de mercado Jorge Avancini, admitia que o tricolor só contava com 5 mil sócios adimplentes.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário