TV GLOBO “emprestará” 40 milhões ao Vitória com juros

A negociação entre os clubes para a transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2019 com a entrada do Canal Esporte Interativo mobiliza segmentos importantes da mídia esportiva paulista, notadamente alguns blogueiros livres e independentes liberto das pressões e compromissos dos grandes sites e jornais que de certo modo diretamente ou indiretamente tem interesses neste negócio que envolve milhões de reais. Um exemplo é o blogueiro Menon no seu blog embandeirado pelo portal UOL.

Ainda no sábado, escreveu o blogueiro que o São Paulo havia fechado a renovação de contrato com a TV GLOBO, no entanto, o acerto só seria oficializado e logo depois anunciado na terça-feira, após reunião do conselho do time paulista, porém, deixou a entender, que o assunto estaria sacramentado e a reunião seria apenas para referendar aquilo já decidido na base da pressão da emissora carioca.

O vice-presidente de Futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, (foto)  não gostou e retrucou, procurou o blogueiro através de mensagens e reiterou que está tudo em aberto e nada decidido como insinuado. Admite que será levada ao conselho para apreciação duas propostas. Uma da TV Globo e outra do Canal Esportivo que segundo ele, são claras: e foi além quando divulgou as propostas em detalhes de cada uma.

O vice-presidente do time paulista ainda afirmou Esporte Clube Vitória já assinou a renovação com a TV GLOBO mediante um acordo que envolve um empréstimo de 40 milhões com carência até 2019, no entanto, a devolução será feita com juros e correção, ou seja, um adiantamento da cota já do próximo contrato acrescido de juros. Estranho ler algo deste tipo, justamente vindo do Vitória que em anos anteriores foi um dos poucos que não recorreram a este expediente. Além disso, haverá uma redução do valor pago nos contratos de TV aberta em 25%. Este modelo foi aceito por Corinthians, Atlético-MG, Cruzeiro, Botafogo, Vasco e Sport, além do Vitória.

Segundo o dirigente o São Paulo, o clube não só recusou essa proposta como ampliou as negociações com a concorrente: o Canal Esporte interativo. Ainda segundo Ataíde Gil Guerreiro, o São Paulo não aceitou os 40 milhões a titulo de empréstimos e sim quer 60 milhões de luvas. Por fim, diz lamentar que a luta do São Paulo beneficiará também os clubes que sucumbiram e assinaram contratos lesivos aos seus interesses, fato, aliás, que venho comentado desde o primeiro post acerca do assunto. É a falta de uma associação ou liga forte que defenda os interesses dos clubes, os legítimos donos do futebol

Veja as propostas da GLOBO e do Esporte Interativo ao São Paulo.

GLOBO

Contrato de 2019 a 2024

Luvas 60 milhões (não é empréstimo)

Não reduzir os contratos atuais como os outros clubes assinaram

A partir de 2019 acabar com os privilégios do Corinthians e do Flamengo.

A distribuição da TV aberta e TV fechada de um bilhão e 100 milhões será assim:

40 por cento dividido pelos 20 clubes igualmente, 30 por cento pela classificação no campeonato e os outros 30 por cento pela exposição na tv.

ESPORTE INTERATIVO

40 milhões de luvas.

560 milhões apenas para a TV fechada com a seguinte distribuição:

50 por cento dividido igualmente entre is 20 clubes

25 por cento na classificação no campeonato

25 por cento exposição na TV medida pelo Ibope

Se houver retaliação da Globo na TV aberta o Esporte Interativo indenizará.

A decisão será terça no Conselho Deliberativo.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário