Neymar Pai e Filho são denunciados e prestam depoimento

Pai de Neymar é acusado de falsidade ideológica e sonegação fiscal. 

A transferência de Neymar do Santos ao Barcelona em 2013 se tornou um dos casos mais controversos dos últimos anos, e um desfecho está longe de acontecer. Tudo começou quando um sócio do Barcelona afirmou que o clube gastou muito mais que 17,1 milhões de euros por Neymar (valor que supostamente foi pago). Uma investigação confirmou que o valor total da negociação foi de 86,2 milhões de euros. Assim, Santos e o grupo DIS, que detinha 40% dos direitos do atacante, reclamam que deveriam receber mais.

Nesta terça-feira, o Ministério Público Federal publicou um extenso comunicado em que aponta novos detalhes da investigação que envolve o atleta, o pai dele, Neymar da Silva Santos, o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, e o atual, Josep Maria Bartomeu. O procurador-chefe Thiago Nobre Lacerda pede a condenação dos quatro averiguados por falsidade ideológica e sonegação fiscal, crimes com penas de até cinco anos.

O advogado Xavier-Albert Canal, especialista em direito esportivo, em matéria veiculada no site da ESPN explicou o caso. Entenda:

1) O caso

“A DIS tinha 40% dos direitos de Neymar quando ele era jogador do Santos. Os advogados da DIS entendem que o Barcelona e o Santos chegaram a um acordo para que o Santos tivesse mais dinheiro e que não tivesse que dar 40% à DIS. Como fazem isso? Disseram “nós te pagamos 17,1 milhões de euros… mas, além disso, oferecemos prioridade na contratação de três jogadores, por 7,2, e um amistoso que, se não jogamos, teríamos de pagar 4,5 milhões”. Então esses valores, creio que 7,2, mais 4,5 milhões, o Santos não teria que dar à DIS. Porque, em teoria não faz parte da negociação com a DIS. Mas é evidente que faz parte”.

2) O delito e possíveis penas

“Os advogados da DIS afirmam que há uma operação de corrupção entre particulares. É um delito relativamente novo na Espanha. A lei foi aprovada em 2010 e, como a justiça é lenta, ainda não há uma jurisprudência sobre como os tribunais tratam esse tipo de delito”

3) A posição de Neymar na história

“Neymar entra como parte passiva. Os ativos são o Barcelona e o Santos, e Neymar na verdade é um figurante na história”

4) O que pode acontecer com Neymar?

“Simplesmente agora estão investigando e o convocam para que vá explicar sua versão, apenas isso. Pode ser que isso acabe aqui, e que ele nem tenha de ir ao julgamento e nem seja afetado por isso. Evidentemente, se ele não for julgado e não tiver relação com o julgamento, não haverá sentença contra ele. E, ainda que ele vá a julgamento como parte citada por supostamente haver cometido um crime, também não quer dizer que será condenado… É claro que ninguém gosta de ter uma intimação judicial, e mais ainda um assunto penal; mas eu, se fosse Neymar, dormiria bastante tranquilo”.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário