CBF explica o por que 2 jogos do Bahia mesmo dia

A CBF em nota publicada no seu site oficial se defendeu das reclamações do Flamengo impedido de jogar em Brasília por conta da interdição do Maracanã em virtude nas olimpíadas. Como o Bahia, aproveitou a oportunidade e alegou descontentamento por não ter tido remarcado um dos seus jogos do próximo dia 9, a CBF explicou que o período da pré-temporada foi esticado justamente para a realização desses tipos de amistosos, além disso, Bahia estava ciente do risco de o jogo ser remarcado para uma data em que já houvesse outra partida. Mesmo assim, o clube garantiu reunir condições de disputar dois jogos de competições.

Veja

A CBF confirma que foi procurado no fim de janeiro pela Federação Baiana a pedido do presidente do clube, Marcelo Sant´Ana, para uma mudança na data do jogo contra o Juazeirense, programado para o dia 9 de março pela Copa do Nordeste, mesmo dia do confronto contra o Galícia pelo estadual, em função do amistoso contra o Orlando City. Apesar de compreender a situação do time baiano, a entidade explicou que não poderia fazer qualquer alteração, pois de acordo com o artigo 23 do Regulamento Geral das Competições “durante a realização das competições não será concedida licença aos clubes para possíveis excursões ou amistosos que venham a provocar modificações na tabela da competição.” Nesse caso, só a Federação Baiana, que é autônoma e é responsável pela organização do estadual, pode alterar a data do jogo.

– Não podemos mudar a data de qualquer campeonato organizado pela CBF em decorrência da realização de amistosos. Num passado recente, esse tipo de situação já causou uma série de problemas, como quantidade elevada de jogos e espaço inferior a 60 horas entre as partidas. Em 2013, alguns clubes foram excursionar na Europa e na volta reclamaram por terem que jogar terça, quinta e domingo. Por isso foi criado o Artigo 23 no Regulamento Geral das Competições. Além disso, o período da pré-temporada foi esticado justamente para a realização desses amistosos.

O diretor Manoel Flores ainda lembrou ainda que ao formalizar por escrito o pedido de adiamento da partida contra o Galícia na Federação Baiana – inicialmente o confronto estava marcado para esse fim de semana – o Bahia estava ciente do risco de o jogo ser remarcado para uma data em que já houvesse outro partida. Mesmo assim, o clube garantiu reunir condições de disputar dois jogos de competições diferentes na mesma data, pois possui mais de 40 atletas com idade superior a 18 anos e os mesmos têm contrato como atletas profissionais, podendo atuar em curto espaço de tempo para conciliar as adequações necessárias da tabela, conforme revela ofício publicado pela Federação Baiana.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário